TOCANTINS

DEM cobra mais espaço no governo e faz críticas

27 SET 2011 • POR • 09h25

Espaço no Governo do Tocantins e críticas à condução da Secretaria Estadual da Educação. Estes foram os principais pontos abordados pela direção estadual do DEM em entrevista coletiva na manhã de ontem, segunda-feira, 26, em Palmas. Além disso, a sigla também avisou que pretende lutar pelos mandatos das pessoas que, por ventura, migrarem para o PSD, e apresentou a deputada federal Maria Auxiliadora Seabre Rezende (DEM), a Professora Dorinha, como possível pré-candidata a prefeita de Palmas.

A entrevista coletiva foi concedida por Dorinha e o presidente estadual da sigla, deputado estadual Osires Damaso, na sede da sigla, localizada na quadra 106 sul. Na coletiva, os parlamentares ressaltaram que o partido está sem espaço no governo e deseja ter mais participação nas políticas públicas do Estado.

Segundo Damaso, o DEM fez um compromisso de buscar voto para a eleição do governador Siqueira Campos (PSDB), no pleito passado. Porém, segundo ele, no momento o partido não tem cargos no governo. “Nós não temos espaço no governo. Então nós esperamos que ao passar esse primeiro momento, que o governo possa rever a participação do Democratas para ele”, destacou Damaso.

Atualmente o partido conta com dois deputados estaduais – o próprio Damaso e Toinho Andrade.

Educação
Ao mesmo tempo em que cobra espaço na administração estadual, o DEM fez críticas à condução da área de educação no Tocantins. Para Damaso, Dorinha teria muito a contribuir com a área, que hoje possui “várias deficiências”. Segundo o deputado estadual, Dorinha tem um “amplo” conhecimento na Educação, porém, não tem espaço para participação no governo. “Hoje nós vemos a Educação no Estado com várias deficiências, apesar de ter um secretário (Danilo Melo) que foi aplaudido por todos. Se a professora Dorinha pudesse participar e discutir os assuntos de Educação no Estado, com certeza as falhas que estão acontecendo iriam ser menores”, enfatizou.

Candidatura
Em relação à candidatura de Dorinha, Damaso disse que ela tem resistência em colocar seu nome. Contudo, garantiu que deputada é a candidata dele para as eleições do próximo ano. “Eu acho que pelo seu conhecimento e participação que ela teve no Estado do Tocantins, Palmas ganharia muito tendo a Dorinha como prefeita”, disse o presidente.

Já Dorinha salientou que não acredita em candidatura própria, mas em um conjunto. Segundo ela, o grupo faz parte de um governo. “Coloco-me à disposição enquanto partido, mas preciso de um amadurecimento”, destacou.

PSD
Segundo ele, faltam mais cinco cidades para finalizar as documentações, para assim completar os 139 municípios com comissões formadas. “Estamos sendo bombardeados por um partido que está querendo ser criado, onde tenta buscar as lideranças do Democratas a qualquer custo, então o foco deles é o Democratas”, comentou. Damaso fez referência ao PSD, partido idealizado pela senadora Kátia Abreu (DEM) e pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) e que, hoje, deve ter seu registro avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mandatos
De acordo com o deputado, o DEM vai buscar os mandatos das pessoas que se desfilarem do partido. “Independente de amizade, de líderes, nós vamos buscar na lei o que é do partido”, frisou. Ele destacou que essa é uma orientação da Executiva Nacional.

Governo
O secretário do Planejamento, Eduardo Siqueira Campos, disse que o Governo reconhece a situação em relação ao DEM. Segundo ele, o governo irá promover um encontro para tentar resolver a situação. “Vamos procurar solucionar essa situação. Vamos promover um encontro e procurar resolver”, garantiu.

O Jornal do Tocantins contatou a Seduc, mas a pasta informou que não iria se manifestar.

Educação
O fato de Danilo Melo ser do PT e não ter participado da campanha de Siqueira Campos provocou descontentamentos em alguns partidos da base do governador. Além de Dorinha, que comandou a educação do Estado por muitos anos, a ex-deputada federal Niolmar Ruiz (PR) é outra liderança da coligação com identificação na área. (Jornal do Tocantins)