PORTO NACIONAL

Equipe de enfermagem recebe treinamento

26 OUT 2011 • POR • 16h00

O Hospital Regional Público de Porto Nacional (HRPPN), por meio do Núcleo de Educação Permanente, está promovendo um treinamento para toda a equipe de enfermagem e para estagiários do ITPAC. O objetivo é capacitar os profissionais quanto ao uso adequado dos curativos de hidrocolóide e carvão ativado com prata.

“O curativo hidrocolóide mantém o leito da ferida úmido, aquecido e absorve exsudato (resultante de processo inflamatório). Já o curativo de carvão ativado com prata auxilia no controle da infecção, absorve secreção e filtra o odor das feridas fétidas”, explica a facilitadora do treinamento, Karine Kummer Gemeli, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção do HRPPN.

O treinamento aconteceu na terça-feira, 25, no período matutino e noturno, e nesta quarta-feira, 26, no período matutino, no auditório do Hospital Regional Público de Porto Nacional.

O curativo é um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação de tecidos internos por microorganismos da pele e meio ambiente. A finalidade do curativo é facilitar a cicatrização, evitar ou reduzir a infecção, remover secreções e proteger contra traumatismos.(Secom)