COLINAS

Prefeitura elimina mais de cem focos de Dengue

8 DEZ 2011 • POR • 08h37

Durante a campanha de intensificação de combate a Dengue em Colinas do Tocantins, foram detectados 145 focos do mosquito Aedes Aegypt, a maioria em residências.

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Núcleo de Controle de Zoonozes, divulgou o balanço da campanha “Colinas contra a Dengue”, realizada no período de 21 a 30 de novembro, em onze bairros da cidade. Os trabalhos de combate a Dengue continuam na cidade, em todos os setores.

De acordo com os dados divulgados, foram inspecionados 9.194 imóveis, localizados 217 focos, sendo 145 focos positivos, a maioria em residências. A campanha realizada no município foi de intensificação nas ações de combate a esta doença, com ações de conscientização da população, distribuição de panfletos educativos, manejo ambiental, com mutirão de limpeza em vários pontos da cidade, coleta de focos e o tratamento químico deles. As ações foram realizadas nos setores Vila São João, Araguaia, Sol Nascente, Novo Planalto, Doirado, Alvorada, Setor Sul e Santo Antônio, Campinas, Rodoviário e Santa Rosa.

Colinas do Tocantins é considerada um dos municípios prioritários no controle da Dengue. Em 2010, foram confirmados 260 casos; neste ano, até o mês de agosto, houve uma redução, foram confirmados 199 casos. Mesmo com a redução das confirmações, a atual administração mantém o combate constante contra a doença, sendo a mobilização da sociedade uma das formas que o Município vem trabalhando para diminuir a incidência de casos de Dengue.

De acordo com o diretor do NCZ, Rondinele da Silva Ferreira, os trabalhos de combate a Dengue vão continuar na cidade, eliminando os focos e conscientizando as pessoas a manterem seus quintais limpos e sem acúmulo de água. “É importante que todos trabalhem em conjunto contra a Dengue, só assim poderemos diminuir e, até mesmo, acabar com os casos da doença em nossa cidade”, destacou. (Prefeitura de Colinas do Tocantins - Assessoria de Comunicação)