Tocantinenses são premiados na Bienal de Arquitetura de São Paulo

14 DEZ 2011 • POR • 07h25
Projeto idealizado pelos alunos da Arquitetura é baseado na integração. - Divulgação

Um projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT recebeu Menção Honrosa no Concurso Estudantil Internacional da 9ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. A premiação, que contou com a participação de alunos do mundo todo, tem como objetivo “valorizar a criatividade e motivar a participação de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no debate sobre o papel do Arquiteto e Urbanista na construção dos espaços do Homem e da cidadania”.

O trabalho premiado é o projeto arquitetônico-paisagístico do "Centro de Apoio ao Estudante Intercambista Africano", imaginado pelos alunos do curso para ser um local que visa a integração destes alunos com a comunidade acadêmica e a população da cidade – em consonância com o tema proposta pelo Concurso: "Arquitetura para todos: construindo cidadania". “Integração” é o conceito-base do projeto, aplicado na distribuição funcional dos ambientes, e na disponibilização de espaços onde o usuário pode se manifesta realizando intervenções e reuniões comunitárias.

O complexo contaria ainda com um posto de saúde de pequeno porte, uma Biblioteca Comunitária com acervo direcionado - mas não exclusivo - sobre a cultura e literatura africana, um prédio de uso misto com salas comerciais e de serviços específicos, albergue e habitação para aluguel.

O projeto é de autoria dos alunos, Adriano dos Santos Kraemer, Alisson Miguel de Souza Abadia, Danilo Almeida Noleto e Thaisy Jokastha Moura, com a colaboração de Suheid Cruz, Jakeline Martins, Valéria Taguatinga, Ana Flávia Ramos e Valéria Garbaccio, sob a orientação da professora Ana Beatriz Velasques. (Por Thomás Müller)