Secretário visita Araguaína e confirma área onde será construído o HGA

12 JAN 2011 • POR • 18h34
O Hospital Regional de Araguaína, atende pacientes de várias regiões. - Tony Veras

Na manhã desta quarta-feira, 12, o secretário interino da Saúde Arnaldo Alves Nunes, acompanhado dos secretários Alexandre Ubaldo da Infraestrutura e Raimundo Boi de Articulações Institucionais, estiveram em Araguaína com a missão específica de fazer uma visita de confirmação do local escolhido para a construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA).

Os secretários de governo estavam acompanhados do prefeito de Araguaína Valuar Barros e de alguns secretários municipais. A área, doada pelo município, fica localizada na rodovia TO-222, ao lado do bairro residencial Jardim das Flores. Um local de grande movimentação, devido a proximidade de bairros populares, pequenas chácaras, clubes e balneários como o Parque das Águas.

O primeiro ato para a concretização da construção do HGA se deu a menos de uma semana, quando o governador Siqueira Campos esteve em Araguaína e, dentre outros atos, assinou a ordem de serviço para escolha definitiva da área do novo hospital.

“A partir dessa determinação do governador, montamos um grupo de trabalho, uma equipe que analisou as quatro áreas que tínhamos disponíveis, e hoje, estamos aqui confimando a escolha feita”, disse Arnaldo Alves Nunes.

De acordo com o secretário interino da Saúde, foi determinante para a escolha do local o atendimento de vários critérios técnicos: a área escolhida faz parte de uma região de expansão da cidade, o tamanho disponível – já que o espaço para o hospital deve ser de no mínimo 50 mil m2, a possibilidade de haver terreno para uma ampliação futura do hospital, além de espaço para estacionamento, acessibilidade (o local é servido pela rede de transporte urbano), iluminação e ventilação, aspectos bastante valorizados quando se fala em saúde.

O próximo passo agora será a definição de um subgrupo de trabalho que elaborará um estudo técnico sobre o tipo de construção e modelo do hospital – horizontal ou vertical, número de leitos e outras características. Só a partir de definições como essas, será possível falar em quantidade de recursos necessários para a construção da obra.

“A construção do Hospital Geral de Araguaína representará um avanço em saúde que beneficiará todo o Tocantins. Acredito que todos (população de Araguaína e profissionais de saúde) estão felizes em ver o empenho do governador Siqueira Campos para transformar um sonho antigo em realidade", finalizou o Secretário Interino. (Com informações da Secom)