TOCANTINS

Por causa de fortes chuvas, usina hidrelétrica alerta para possível abertura de comportas

24 ABR 2020 • POR Redação • 09h59
Usina hidrelétrica de Estreito fica no rio Tocantins. - Ceste/Divulgação

O Consórcio Estreito Energia (CESTE), emitiu um alerta de vazão nas região da Usina Hidrelétrica de Estreito nos próximos dias.

Segundo as previsões hidrometeorológicas do Ceste, o indicativo deve ocorrer em virtude das fortes chuvas já verificadas e previstas ao longo da bacia hidrográfica do rio Tocantins.

O Consórcio explica que a Usina Hidrelétrica de Estreito opera por meio do conceito chamado ‘’Fio  d´agua’’, ou seja, não apresenta capacidade de regularização das vazões, sendo obrigada a repassar a vazão excedente, por meio da abertura de comportas.

Ribeirinhos que vivem às margens do rio em cidades do Tocantins e Maranhão podem ser afetadas com o possível aumento do nível das águas. O alerta também serve para navegações na região. 

O aumento do nível da água pode afetar principalmente os ribeirinhos que vivem às margens do rio, tanto em cidades do Tocantins como do Maranhão. Quem estiver navegando pela região também deve ficar atento.

Em função deste possível evento, a UHE Estreito manterá os informes diários sobre condições de vazões da UHE Estreito aos órgãos Municipais e Estaduais de Defesa Civil e segurança Pública.