Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
NORTE DO ESTADO

12 municípios seguirão Lockdown de Araguaína; Xambioá fica de fora

02 junho 2021 - 10h15Por Redação

Após o comunicado de Lockdown anunciado pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, mais 12 municípios da região devem adotar a mesma medida restritiva para tentar frear o avanço da Covid-19 no Norte do Tocantins. 

A decisão do gestor Wagner Rodrigues deu o que falar esta semana. Nas redes sociais muitas pessoas levantaram o debate sobre as possíveis aglomerações que poderiam ser realizadas nas cidades próximas à Araguaína, especialmente as que se encontram às margens dos rios Araguaia e Tocantins. 

Babaçulândia na Lista

O município de Babaçulândia há cerca de 60km de Araguaína, foi a primeira cidade vizinha a anunciar Lockdown seguindo o decreto assinado pelo prefeito Wagner Rodrigues. A informação foi divulgada ontem nas redes sociais e segundo a prefeitura, a decisão foi tomada “após reunião com o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública, juntamente com representantes de doze municípios da região norte, assim como reunião extraordinária do Comitê de Crise da Covid-19”.

Os nomes dos outros municípios que vão aderir ao Lokcdown no Norte do Tocantins ainda não foi divulgado. A expectativa é de que eles se manifestem ainda hoje, já que as medidas em Araguaína começam a valer a partir desta quinta-feira (3) e vai durar por um prazo de 5 dias. 

Ocupação Hospitalar

De acordo com o site Íntegra Saúde do Governo do Tocantins, a taxa de ocupação hospitalar de leitos de UTI Covid já atingiu 100% nos hospitais regionais de Araguaína e Augustinópolis. 

Xambioá fora da lista 

Um das cidades também considerada como ponto turístico da região por estar situada às margens do rio Araguaia é Xambioá, que não vai aderir ao Lockdown. A informação foi confirmada à nossa reportagem, pela prefeita, Patrícia Evelin, destacando ainda que não recebeu nenhum convite para participar da reunião que tratou sobre o assunto com os órgãos MPE e MPF.

Vale ressaltar que, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação de leitos clínicos no município já esta acima de 90%. 

Sobre a ocupação de leitos, a prefeita Patrícia Evelin garante que os dados atualizados indicam que dos 11 leitos disponíveis no hospital da cidade, 7 estão ocupados e disse que a Secretaria municipal de Saúde irá repassar ainda hoje os dados atualizados ao Estado.

A gestora destacou ainda que, diante da estabilidade de casos no município, não vê a necessidade de aderir ao Lockdown neste momento.  

Dados do último boletim divulgado ontem pela prefeitura mostram que, não foi registrado nenhum novo caso de Covid nessa segunda-feira (31), e que no momento estão registrados apenas 34 casos ativos da doença.