Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
EM ARAGUAÍNA

A todo vapor: Via Norte já conta com rampa de acesso para manutenção

21 junho 2021 - 16h14

A execução das obras da primeira etapa da Via Norte, o maior projeto de infraestrutura urbana em execução no Tocantins, já ultrapassa os 50% e tem previsão de conclusão até o final deste ano. Acompanhado do coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Nasser Iunes, o prefeito de  Wagner Rodrigues visitou o canteiro de obras na semana passada.

“As obras aqui seguem evoluindo bem. Não tivemos paralisação nem mesmo no período chuvoso. Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos com muita dedicação, de forma muito séria e transparente, de acordo com o que a população esperava”, afirmou o prefeito.

Estão em execução a canalização com galeria celular em aduelas de concreto; substituição de pontes por onde passará a canalização, além da terraplanagem da área por onde a nova avenida será implantada.

À medida em que a canalização avança, com mais de 68% executados, a nova avenida vai tomando forma. A novidade nesta fase é a conclusão da rampa de acesso para manutenção do canal, nas proximidades da Rua 21 de Abril. A bacia de detenção, já concluída, também conta com uma rampa para manutenção.

“A rampa servirá para a descida de tratores que farão a manutenção, com a remoção de resíduos que com o tempo venham se depositando ao longo do canal. A periodicidade recomendável de manutenção é anual, no período de estiagem, podendo ser flexibilizada conforme a necessidade”, explicou o gerente técnico de Supervisão e Acompanhamento de Obras da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.

Águas de Araguaína
Além da implantação da Via Norte, que irá canalizar parte córregos Neblina e Canindé criando uma avenida que liga o centro da cidade a 14 bairros e contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína, o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, contempla uma série de obras de infraestrutura nos bairros, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões e beneficiando à população de mais de 30 bairros, com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

Com a drenagem e pavimentação dos bairros, o projeto prevê ainda a criação de bacias de detenção da água das chuvas para evitar futuros alagamentos e vários pontos de área verde com a implantação dos parques: Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantindo a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.

Desenvolvimento sustentável
A preservação das nascentes é um dos principais objetivos do projeto Águas de Araguaína. Durante o processo de desocupação das áreas de preservação permanente (APP) para implantação da canalização por onde passará a Via Norte, foram identificados 30 lançamentos clandestinos de esgoto no córrego Neblina.

Com a canalização, não será mais possível a ocorrência destas situações, evitando a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra.