Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
31º
Porto Nacional
30º
JUCETINS

Abertura de empresas será exclusivamente digital a partir desta quarta

31 agosto 2021 - 17h36Por Secom

A partir desta quarta-feira, 1° de setembro, começa a valer a exclusividade digital para processos a serem protocolados na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) de todas as naturezas jurídicas. Abertura, alteração e baixa deverão ser realizadas obrigatoriamente pela internet por meio do portal Simplifica Tocantins www.simplifica.to.gov.br. O uso do protocolo em papel não será mais aceito. 

A presidente da Jucetins, Thaís Coelho, explica que a exclusividade digital, que começou a valer para alguns tipos de empresas em agosto, agora será para todos. “Há muito tempo, a maioria dos processos na Jucetins são feitos de forma totalmente on-line. Fizemos tudo com calma e responsabilidade para que todos os usuários se adaptassem à plataforma. Hoje, eles já percebem a facilidade que é fazer tudo pela internet e por isso, para acabar de vez com burocracia, filas e papel colocamos em prática o Simplifica exclusivamente digital”, ressalta.

Assinatura gratuita

Para concluir um processo pela internet, o cidadão precisa de uma assinatura digital. Podem ser utilizadas a assinatura avançada ou o certificado digital.

A assinatura avançada é a forma mais fácil. Ela é gratuita e depende apenas de um cadastro no portal Gov.br. Essa nova modalidade tem o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita.

Manuais

Para auxiliar os usuários nesta nova fase, a Jucetins disponibiliza manuais em seu site www.to.gov.br/jucetins, com o passo a passo para realizar os principais procedimentos, como a abertura de empresas.

Os manuais são intuitivos e mostram do início ao fim, com textos curtos e imagens, o registro e a formalização de empresas pelo Simplifica.