Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
PORTO NACIONAL

Sessão Solene celebra o centenário da Diocese da cidade

29 junho 2015 - 09h37

O centenário de criação e instalação da Diocese de Porto Nacional foi comemorado em sessão solene na noite desta sexta-feira, dia 26, na calçada da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

Solicitada pelo deputado Paulo Morão (PT) como parte da programação dos 100 anos da diocese, comemorados em julho de 2015, a sessão foi presidida pelo deputado Osires Damaso (DEM), acompanhado pelos parlamentares Ricardo Ayres (PSB), Toinho Andrade (PSD), Wanderlei Barbosa (SD), Valdemar Júnior (PSD), Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (PMDB) e Clayton Cardoso (PSL).

Em todos os pronunciamentos, a importância histórica, cultural e religiosa do município foi citada como fator de identidade e agregação do povo tocantinense. Para Mourão, Porto Nacional se configura como a diocese-mãe no Estado, seja por sua contribuição à formação religiosa, seja por seu valor histórico-cultural.

Mourão destacou as ações dos párocos e demais religiosos. "Eles se encarregaram de dar maior desenvolvimento à cidade nos sentidos espiritual e cultural, bem como na edificação de obras inabaláveis que até hoje desafiam o tempo", afirmou.

Ao final da solenidade os deputados anunciaram a destinação de emendas parlamentares de interesse da sociedade portuense como reforma da escola agrícola, infraestrutura da Praia de Porto Real, festejos da diocese, verbas para o Consaude e para o abrigo da cidade. Também foi destinada verba para revitalização da Praça Dr. Euvaldo no setor Vila Nova, de Porto Nacional e verba para aquisição de um ônibus para o Interporto e para o fundo antidrogas. E ainda foi anunciada uma verba para infraestrutura do município de Pindorama.

Também participaram da sessão o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), o secretário geral de Governo, Hebert Barros, o bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Dias, autoridades políticas, religiosas e populares.

Porto Nacional

A história de Porto Nacional está intimamente ligada ao ciclo do ouro no antigo norte goiano, por volta do ano de 1722. Em 1886, chegaram os primeiros padres dominicanos, que influenciaram as manifestações religiosas, políticas, sociais e culturais da região. Em 1903, foi inaugurada a Catedral Nossa Senhora das Mercês, uma referência de religiosidade e tradições da cidade. Em 2015, a cidade comemora 154 anos de emancipação e 277 de história. (Fonte: Al.gov.br)