Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
SEGURANÇA ALIMENTAR

Adapec é escolhida para participar do projeto-piloto do Ministério da Agricultura

25 setembro 2021 - 10h11Por Secom

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participa virtualmente de um treinamento, nesta sexta-feira, 24, para colaborar com a execução do projeto-piloto do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Programa visa promover a segurança química dos alimentos de origem animal ofertados à população.

De acordo com o gerente de inspeção animal da Agência, Antônio Caminha, é uma honra que o Tocantins esteja entre os quatro estados escolhidos, juntamente com Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina. “Isto demonstra o bom relacionamento e a confiança do Sisbi [Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal] no nosso trabalho, bem como ajuda a melhorar a qualidade dos nossos produtos”, destaca.

Os trabalhos do Projeto iniciarão em outubro deste ano e consistirá na colheita, na preparação e no envio de amostras coletadas na agroindústria escolhida pelo Mapa. Os materiais serão encaminhados ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura, que custeará o processo, para análise de substâncias e a verificação se estão sendo atendidos os limites máximos de resíduos químicos nestes produtos.

Será possível ainda identificar se foi utilizada substância proibida na alimentação do animal abatido ou acima do permitido, por meio de pesquisa de contaminação de carcaça. “Se a amostra der positiva, faremos, em conjunto com o Mapa, a fiscalização no estabelecimento para adotarmos as medidas previstas nas legislações estadual e federal”, explica Antônio Caminha.

O PNCRC já é executado nas empresas sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A partir do mês de outubro, começará a ser projetado em algumas empresas registradas no Sisbi, que estão sob a responsabilidade dos estados, como é o caso do Tocantins. O Estado conta com 10 estabelecimentos com adesão ao Sisbi, destes um estará envolvido no Projeto.

Participantes

Da Adapec, participarão os inspetores de defesa agropecuária que atuam na área de inspeção animal: Leandro Pereira, Nayara Martins, Ângela Borges Pinheiro, Marcela Andrade e Elaine Rosini.