Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
29º
TOCANTINS

Adolescentes com mais de 12 anos começam a ser vacinados em cidades do interior

10 setembro 2021 - 10h37Por G1 Tocantins

Adolescentes entre 12 e 17 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 em mais duas cidades do interior do Tocantins: Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.

Em Formoso, a imunização é realizada a partir desta sexta-feira (10), na Feira Coberta. O horário de atendimento é de 8h às 17h ou enquanto durar as doses. Para garantir a vacina é necessário levar o cartão de vacinação, o CPF ou cartão do SUS e estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Pessoas com comorbidades precisam apresentar laudo médico.

Os demais grupos prioritários continuam recebendo a segunda dose nos postos de vacinação das Unidades Básicas de Saúde do setor Aliança, São José II e Centro de Especialidades, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Lagoa da Confusão

No município de Lagoa da Confusão, a imunização de adolescentes com mais de 12 anos também será realizada nesta sexta-feira no Centro Municipal de Vacinação contra a Covid-19, instalado no Ginásio Municipal Ivo de Moura.

O Centro funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 14hs, encerrando as atividades às 20h ou ao término da aplicação das doses disponíveis.

Os adolescentes até 17 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, única aprovada pela Anvisa para a faixa etária. Para receber o imunizante, os jovens precisam estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. A pessoa que será vacinada também deve levar RG, CPF (se tiver) e Cartão de Vacinação.

O município iniciou também a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.

O Ministério da Saúde recomenda que a dose de reforço é voltada para pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose (ou dose única) há pelo menos 28 dias e idosos, acima de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses.

Para a aplicação da dose, os idosos devem procurar as unidades de saúde do município, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A ampliação para outras faixas etárias será feita respeitando o intervalo entre as aplicações e de forma gradativa, condicionada ao recebimento de novas remessas de vacinas. O município reforça ainda que continua promovendo a vacinação do público em geral no Centro de Vacinação. As doses estão disponíveis para maiores de 18 anos.