Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
LUTO!

Agente penal morre em leito de UTI após ser contaminado com a Covid-19

05 agosto 2020 - 09h40Por G1 Tocantins

O agente de execução penal Donizete Pereira da Costa, de 58 anos, morreu na noite desta terça-feira (4) vítima de Covid-19. Ele foi internado no dia 27 de julho, no município de Araguaína, e estava em um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. Donizete atuava como agente plantonista na Unidade Penal de Colinas do Tocantins desde 2017, quando ingressou na primeira turma de agentes empossados em concurso público da área, "sendo destaque entre os servidores do Sistema Penitenciário pela competência, determinação e proatividade", disse a secretaria em nota.

O servidor morava em Colinas de Tocantins e deixa esposa e dois filhos.

Esse não é o primeiro caso de morte envolvendo servidores que ocupam esse cargo. No dia 25 de maio, o agente de execução penal Wesley Barbosa de Sousa, de 38 anos, também morreu vítima de Covid-19.

Segundo a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, o servidor público foi internado no dia 7 de maio, na UTI do Hospital Regional de Araguaína, mas não resistiu. Desde 2011, Wesley atuava na Unidade Penal de Arapoema. Mas o trabalho dele nas unidades prisionais começou antes, ainda em 2007.

No mês de maio, o G1 noticiou que dois agentes penais do Grupo de Intervenções Rápidas de Palmas tinham sido diagnosticados com Covid-19 e estavam isolados dentro da Casa de Prisão Provisória da capital. Na época, a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça informou que estava preparando uma casa com condições e suporte de profissionais da saúde para receber os servidores.

Para garantir a segurança dos servidores e dos detentos, o Governo do Estado suspendeu, desde o mês de março, as visitas nos presídios do Tocantins. Além disso, foi decretado lockdown nas unidades prisionais. Apenas alguns estabelecimentos penais estão permitindo a entrada de novos presos.