Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
26º
DESTAQUE

Aluna de Pequizeiro conquista 2° lugar na Olimpíada de Língua Portuguesa

08 novembro 2019 - 09h20

O Tocantins ganhou mais uma medalha de prata na Olimpíada de Língua Portuguesa. Esta semana, a estudante Yêda Maria Oliveira Aguiar e sua professora Cleide Sônia Dutra Souza Pereira, da Escola Municipal Ayrton Senna, localizada em Pequizeiro, receberam medalhas de prata, pelo desempenho na olimpíada. Yêda foi classificada com a poesia Cidade Tesouro. Elas participaram em São Paulo (SP), da etapa semifinal da categoria poema, realizada de 4 a 6 de novembro.

Cleide também foi destaque sendo uma das professoras entrevistadas no Museu Catavento, em São Paulo. Para a estudante Yêda, participar do encontro presencial da olimpíada representou uma grande vitória. “Agradeço muito por essa experiência, principalmente, aos profissionais da escola que acreditaram em mim. Ser finalista da olimpíada é motivo de grande alegria. Eu me inspiro nos poemas de Conceição Evaristo e Carlos Drummond de Andrade. Estou levando para o Tocantins as medalhas de bronze e de prata, e quero voltar para buscar a medalha de ouro”, comentou a aluna Yêda.

A professora Cleide contou que participar da olimpíada foi uma grande experiência. “São 20 anos exercendo a função de professora, e chegar a uma semifinal da olimpíada com chances de conquistar a medalha de ouro representa uma valorização para o nosso trabalho”, comentou.

Medalhistas de prata

Já conquistaram a medalha de prata e continuam participando da OLP a estudante Allanis Stephani Carvalho, e sua professora orientadora Alessandra Barbosa Silva Resende, da Escola Estadual Jacy Alves, de Arraias. Allanis participa com a crônica Operação Cinderela.

E da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, de Palmas, está na fase final da olimpíada a estudante Ana Beatriz Rodrigues Paes, que está sendo acompanhada pela professora Michelle Morais Domingos.  Ana Beatriz concorre com a crônica Sempre em busca da luz.

Na categoria Memórias Literárias, o estudante Luiz Eduardo Pereira da Silva e a professora Rosana Ribeiro dos Santos conquistaram medalhas de prata. O aluno participa da OLP com o texto O pequi nosso de cada dia. Eles são da Escola Estadual Francisco de Azevedo, localizada em Taipas, Tocantins.

Documentário

Na próxima semana, será a vez dos professores e alunos classificados para a etapa semifinal da categoria Documentário participarem, em São Paulo, das atividades alusivas a etapa presencial.

Olimpíada

A Olimpíada tem o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita e promover formação para professores que lecionam língua portuguesa. É uma realização do Itaú Social, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Programa Escrevendo o Futuro, com a parceria do Ministério da Educação.