Palmas
27º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
NOVA MODALIDADE

Aplicativo de transporte libera viagens com motos para passageiros em Palmas

25 outubro 2021 - 07h40Por G1 Tocantins

A empresa de transporte de passageiros por aplicativo Uber anunciou que os usuários de Palmas podem começar a fazer viagens em motocicletas. Até o momento o transporte de passageiros era feito exclusivamente em carros e os motociclistas que são parceiros da empresa estavam autorizados apenas a realizar entregas.

Com a mudança, a Uber disse esperar fornecer alternativas mais baratas para os deslocamentos. "Os usuários do app poderão se deslocar de motocicleta por um preço menor do que o do UberX", detalhou o comunidade da empresa. A categoria citada no texto, UberX, era a de menor tarifa disponível na cidade.

Além de Palmas, o modelo está sendo disponibilizado em outras 16 cidades brasileira e já estava liberado em 22 desde novembro de 2020.

Os motociclistas que forem atuar no transporte de usuários passarão, segundo a Uber, pela mesma checagem de antecedentes criminais que é realizada com os motoristas convencionais. Quem desejar se cadastrar no aplicativo para trabalhar com esta modalidade de transporte precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Entregadores que já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.

Sobre o compartilhamento de capacetes durante a pandemia de Covid-19, a empresa disse que contratou um especialista para validar um protocolo de prevenção e recomendou as seguintes medidas:

  • Limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel
  • Que os usuários levem seus próprios capacetes
  • Caso o usuário não tenha capacete próprio, que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas (que podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber)
  • Uso obrigatório de máscaras tanto para os passageiros como para os condutores

Sobre a utilidade do novo modelo, a empresa disse ter identificado a preferência dos usuários por este tipo de transporte em deslocamentos rápidos e para conexão com modais de transporte públibo, como estações de ônibus.