Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
MUDANÇA DE PLANOS

Após anúncio de Ministro, vacina para adolescentes é suspensa no Tocantins

16 setembro 2021 - 16h47Por R7 Notícias

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou em coletiva na tarde desta quinta-feira (16) que o governo federal decidiu suspender a recomendação de vacinar irrestritamente adolescentes entre 12 e 18 anos. Agora, a orientação do Ministério é que só sejam vacinadas pessoas nessa faixa etária com deficiências permanentes, comorbidades ou privadas de liberdade. Após o anúncio do ministro, o Governo do Tocantins se manifestou em nota. 

Em 2 de setembro, o Ministério havia publicado uma nota informativa recomendando a vacinação de todo esse público. Durante a coletiva, Queiroga afirmou que "de forma intempestiva" quase 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre 12 e 18 anos foram vacinados. Deste público, 1,5 mil apresentaram eventos adversos.

Depois da nova recomendação, que foi divulgada pela imprensa na manhã de hoje, Natal e Salvador já anunciaram a suspensão assim como o Tocantins. 

No Tocantins

Em nota, o governo do Tocantins através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que segue irrestritamente o Plano Nacional e, portanto, seguirá as determinações do Ministério da Saúde a qual revisou e restringiu a recomendação sobre a imunização contra Covid em adolescentes.

A SES destacou que a partir de agora – até que venham novas recomendações do MS – no Tocantins, a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, está restrita aos jovens com comorbidades, que apresentem deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

Decisão Contrária

Em São Paulo, a vacinação de adolescentes continua. Em nota, a Prefeitura da capital paulista disse que 84,4% dos adolescentes de 12 a 17 anos já foram vacinados na cidade, o que representa 712,5 mil primeiras doses. O grupo é estimado em 844 mil pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que "entende que a restrição imposta pelo governo federal é apenas por questão logística, pois, trata-se de um imunizante eficaz e seguro previamente autorizado."

Nova recomendação

O documento com a nova recomendação, que consta no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), diz que a "Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, na Nota Técnica nº 40/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS, revisou a recomendação para imunização contra COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, restringindo o seu emprego somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech)".

Entre as justificativam que constam no documento para a não imunização do grupo estão: a Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades; a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos; somente um imunizante foi avaliado em ECR; os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos.

O documento tem assinatura de Rosana Leite de Melo, secretária Extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, e foi assinado eletronicamente em 15 de setembro, às 21h30.