Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
PONTE ALTA

Após cheia, nível de rio que alagou cidade começa a baixar mas Defesa Civil faz alerta

22 abril 2020 - 08h26Por Com informações do G1

Depois de provocar alagamentos e derrubar casas, as águas do rio que tem o mesmo nome da cidade em Ponte Alta do Tocantins, região central do Estado, começou a baixar ainda ontem (20). 

Nesta terça, mostramos um vídeo em que populares registraram o exato momento em que uma casa desmoronou na cidade depois de ser invadida pela água. A prefeitura confirmou o registro de um outro desabamento e apesar dos incidentes, não houve registro de vítimas. 

A Defesa Civil ainda calcula os prejuízos e tenta evitar mais transtornos. Segundo o órgão, foi necessário construir um desvio para evitar que a inundação chegue até outros setores e zona rural. 

Moradores ainda contabilizam os prejuízos da chuva — Foto: Paulo Ricardo/Divulgação

A ponte de madeira que é símbolo da cidade e que também foi inundada já pode ser vista e parte das ruas da região central que foram afetadas também.  A praia e os bairros mais afastados do centro continuam debaixo d'água.

Situação da ponte na cidade assustou moradores na segunda-feira — Foto: Danilo Leobas/Divulgação

Ponte Alta não conta com estações meteorológicas ou monitoramento do nível do rio, por isso não é possível saber com precisão quanto choveu na cidade ou de quantos metros foi a variação no nível do rio. Imagens de antes das chuvas mostram que os pilastres da ponte que foi coberta pela água normalmente ficam com as bases expostas.

 

Normalmente é possível ver os pilares de ponte de madeira — Foto: Governo do Tocantins/Divulgação

Ponta Alta é considerada a porta de entrada do Jalapão e serve de base para as agências de turismo que operam no parque estadual. É nesta cidade que ficam atrações como a pedra furada e o Cânion Sussuapara, que são símbolos do estado.

Outros municípios também foram afetados por alagamentos no Tocantins. Nesta terça-feira, a estrada entre Tocantínia e Aparecida do Rio Negro ficou submersa porque um córrego transbordou. Na região sul, a Defesa Civil afirma que registrou o abril mais chuvoso em 15 anos.

A previsão meteorológica é de que continue chovendo na região de Ponte Alta nos próximos dias, dessa forma, os moradores devem ficar atentos porque o nível do rio pode voltar a subir.