Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
TOCANTINS

Após comunicar caso de reinfeção pela Covid, prefeitura reconhece que se antecipou e faz novo esclarecimento

07 setembro 2020 - 08h39Por Redação

Depois de comunicar oficialmente sobre o primeiro caso de reinfecção pelo novo Corobavírus, em Nova Rosalândia, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nova nota de esclarecimento sobre o assunto. 

Entenda

No último dia 4, a Secretaria publicou um comunicado informando que um morador de 53 anos teria sido infectado pela segunda vez consecutiva dois meses depois de ter testado positivo para a Covid. Apesar de ambos os resultados atestarem a presença do vírus, a Secretaria afirmou que o caso passará por uma rigorosa investigação e reconhece que se adiantou quanto à confirmação do fato.

Apesar disso, a Secretaria trouxe à publico detalhes factuais sobre o caso. Por exemplo, o início dos sintomas no paciente na primeira infecção foi constatado no dia 23 de junho com teste coletado de secreção nasofraríngeo, RT-PCR, em 29 de junho e liberado nesta mesma data pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Tocantins (Lacen/TO) com resultado positivo. O caso foi encerrado em 16 de julho. 

Já na possível reinfecção, o homem apresentou os sintomas em 23 de agosto, passou por um processo de coleta de escarro, RT-PCR no dia 28 de agosto na Unidade Básica de Saúde de Bom Jesus do Tocantins, sendo liberado em 03 de setembro pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, com resultado positivo.

Conforme a primeira nota emitida pela Secretaria, no primeiro caso registrado em junho, o homem apresentou sintomas leves. Já nesta provável segunda vez ele precisou ser internado em um leito clínico em hospital público na capital. 

No novo comunicado, a Secretaria Municipal reiterou que o caso será investigado juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde e afirmou que encontra-se à disposição para mais esclarecimentos acrescentando que "Tão logo seja concluída a investigação, informaremos a toda a população e a quem mais interessar, confirmando oy descartando este possível caso de reinfecção", pontuou.