Palmas
25º
Araguaína
25º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
VEJA OS DADOS

Após "Lockdown", Tocantins registra mudança expressiva no índice de isolamento social

18 maio 2020 - 09h42Por Redação

Depois de figurar como um dos piores Estados no índice de isolamento social no início do mês, o Tocantins neste domingo (17), seguiu próximo à média nacional do ranking que é de 52,2%. É o que aponta a ferramenta de geolocalização criada para medir o índice nos Estados brasileiros, com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. 

O mapa, mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação e aponta um ranking nacional de estados mais isolados. Na lista abaixo, o Tocantins aparece atualmente em 19º lugar. 

Analisando o mapa nesta segunda-feira (18), o qual teve a sua última atualização no domingo (17), os números mostram que o Tocantins é um dos estados com taxa média de isolamento social no país com 50,7% da população respeitando a recomendação.  

Um outro detalhe que chama atenção é que esta é uma das taxas mais altas registradas desde o início das primeiras medidas para reforçar o isolamento no Tocantins. A maior ocorreu no dia 22 de março, quando o índice alcançou o patamar de 57,4%.

Lockdown

O aumento crescente do isolamento deste final de semana, reflete o resultado das rígidas medidas restritivas determinadas por meio de um decreto estadual que afetou 35 municípios onde estão concentrados o maior número de notificados por Covid-19. 

Desde sábado (16), entrou em vigor no Tocantins um decreto que restringe o funcionamento apenas de serviços essenciais nessas cidades, bem como a circulação de moradores pelas ruas. Em alguns municípios, como Araguaína e Palmas, está proibida a venda de bebidas alcoólicas, um dos fatores que motiva a aglomeração de pessoas em ambientes privados. A medida vai durar por 7 dias, mas o governador Mauro Carlesse já deixou claro que o prazo poderá ser estendido.

Alta Expressiva

Um dado que chama atenção nos gráficos é que um dia antes da publicação do decreto, o Tocantins registrava uma taxa de 36,5%. Analisando os dados atualizados nesse domingo (17), ouve um crescimento de 14,2% no índice de isolamento no Estado. 

Cenário no Tocantins

Vale ressaltar que nas últimas semanas tem ocorrido um aumento bastante expressivo no número de casos confirmados de Covid-19 no Estado. De acordo com o último Boletim divulgado ontem (17), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Tocantins apresenta 1.382 casos no total, destes 31 morreram, 239 estão recuperados e 1.112 pacientes ainda permanecem em isolamento domiciliar ou hospitalar.

A ferramenta desenvolvida pela empresa In Loco está disponível neste link