Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º

HDO faz parte do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil

08 outubro 2010 - 07h59

O Hospital Dom Orione (HDO), maior Hospital privado do Tocantins, localizado em Araguaína (TO), está participando do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil. O acordo foi realizado no último dia 23 de setembro e faz parte do Programa Nacional de Redução da Mortalidade Infantil, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta reduzir o número de óbitos no mínimo de 5% ao ano.

Uma das ações contempladas com o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no HDO é o fornecimento de vitamina A para mulheres pós-parto. A vitamina A é aplicada em forma de gotas, a fim de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade e a consistência do leite. A intenção é também que a criança receba os nutrientes da vacina, através da mãe. Após nascer, o recém-nascido também poderá tomar as doses nos Postos de Saúde, de 6 meses a 5 anos de vida.

SUS

Com a dose unitária após o parto, cerca de 400 mamães devem ser beneficiadas. Por enquanto, apenas o Hospital Dom Orione, em Araguaína, fornece as doses da vacina para as mães. As doses são fornecidas para as mães gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa vitamina é uma proteção para os bebês crescerem sadios. Para o Hospital Dom Orione, é uma forma de reduzir o tempo de internação e os riscos de morte de mãe e filho. Aqui nós prezamos pela vida e queremos que ambos vivam e vivam com saúde” lembrou a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HDO, Eloíza Helena Abrão