Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
ARAGUAÍNA

Mais de quinhentas pessoas realizam tratamento da Aids no HDT

01 dezembro 2012 - 10h07

Da Redação
 

Dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. Este é o dia em que todo o mundo se une para conscientizar adolescentes, jovens e adultos sobre a importância de alguns cuidados (como o sexo seguro) que pode mudar suas vidas.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no mês de novembro deste ano, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e cerca de 135 mil dessas pessoas não sabem que tem o vírus.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, enquanto a taxa de incidência da região Sudeste diminui a tendência das regiões Norte e Nordeste é aumentar. Foi pensando nisso que o Governo do estado do Tocantins está promovendo uma campanha de prevenção e combate à Aids. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Estado informou que em todo o Tocantins estão sendo realizadas palestras com o tema “Tá na Hora de Falar de Sexo”, mesa redonda e eventos culturais que visam despertar a população para a necessidade de debater o assunto.

Araguaína
Em Araguaína atualmente 558 pessoas passam por tratamento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Segundo a assessoria do HDT, apenas 188 pessoas são da cidade, o que responde a 33% do total de pacientes. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos Notificáveis do HDT de Araguaína (Sinan), de janeiro a novembro deste ano, 77 casos foram notificados, sendo 48 pessoas do sexo masculino e 29 do sexo feminino e 4 crianças foram expostas ao HIV. Segundo a assessoria de comunicação do hospital, "crianças expostas são aquelas que nasceram de mães portadoras do vírus ou que tiveram diagnóstico na gestação, parto ou aleitamento materno. Essas crianças podem ou não estarem contaminadas, por isso passam por um período de observação, para verificação de uma possível contaminação."

Tratamento
O tratamento dos casos confirmados através de um exame para detectar o vírus é realizado à base de antirretrovirais, medicamentos específicos usados para combater o HIV. Popularmente os remédios são conhecidos como coquetel, os mesmos não são vendidos em farmácias privadas, eles são adquiridos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e em farmácia hospitalar através do programa HIV/Aids.

A Aids é considerada hoje uma doença crônica o seu tratamento possibilita uma melhor qualidade de vida aos portadores. Portanto, quanto mais rápido se inicia o tratamento, melhor será a resposta e menor os efeitos que terão de sofrer o paciente, tendo em vista as doenças oportunistas que associadas ao HIV se tornam mais difíceis de combater. Detectando o vírus e fazendo o acompanhamento, o portador pode ter uma vida normal.