Palmas
29º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
25º
WIZARD EM ARAGUAÍNA

Alunos se vestem de verde e comemoram festa irlandesa

17 março 2014 - 12h05

Da Redação


A escola de idiomas Wizard em Araguaína comemorou durante a semana passada uma tradicional festa irlandesa, o St. Patrick’s Day.

A data é oficialmente celebrada nesta segunda-feira, 17, em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte. O evento é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região.

O evento foi recebido com muita animação pelos alunos da Wizard na cidade, aqueles que não foram vestidos de verde para a escola tiveram o rosto pintado pelos professores. Mas, além disso, os alunos também se deliciaram com pipocas doces de cor verde e com sabor de limão e deliciosos picolés feitos de frutas como: abacate, limão, Kiwi, abacaxi entre outros.

#GaleriaAlbum:9f15de4001b5826ae557cb651d62df2d#


Mais Sobre o St. Patrick’s Day

De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.

O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul. Devido a paisagem predominante na Irlanda, o verde acabou sendo escolhido para simbolizar a festa. Os leprechauns, ou gnomos, são outros símbolos da celebração.

Se pudesse montar um paralelo, o St. Patrick’s Day está para os países de língua inglesa, assim como o Carnaval para o Brasil e a Oktoberfest para a Alemanha.

O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1996. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais. Certamente, é a data onde pode se encontrar a maior quantidade de bêbados pelas ruas.

O trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega.

O chopp verde foi criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Para chegar a coloração, adiciona-se uma dose de menta a bebida. Outras bebidas consumidas normalmente na data são a cerveja Guinness e o whiskey irlandês.

Não é só na Irlanda que o feriado é comemorado. Todos os países que falam a língua inglesa festejama a data, com as pessoas vestindo-se de verde e tomando cerveja.
Alguns pontos turísticos também ganham a coloração:

• Desde 1962, O Rio Chicago (EUA) pinta suas águas de verde em homenagem ao santo;
• Em Nova York (EUA), a homenagem ocorre desde 1964, sempre no topo do Empire State Building;
• Desde 2010, a icônica roda gigante London Eye é a representante inglesa das homenagens;
• Em 2011 e 2012, o edifício Burj Al Arab, em Dubai (Emirados Árabes), também se iluminou de verde;
• Em 2012, 32 cidades preparam homenagens a São Patrício. As principais atrações foram o Niagara Falls (Canadá), que pela primeira vez na história tingiu as águas de suas quedas de verde;
• A Torre de Pisa (Itália), também homenageou os irlandeses no ano passado