Palmas
27º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
29º

Secretário visita Araguaína e confirma área onde será construído o HGA

12 janeiro 2011 - 18h34

Na manhã desta quarta-feira, 12, o secretário interino da Saúde Arnaldo Alves Nunes, acompanhado dos secretários Alexandre Ubaldo da Infraestrutura e Raimundo Boi de Articulações Institucionais, estiveram em Araguaína com a missão específica de fazer uma visita de confirmação do local escolhido para a construção do Hospital Geral de Araguaína (HGA).

Os secretários de governo estavam acompanhados do prefeito de Araguaína Valuar Barros e de alguns secretários municipais. A área, doada pelo município, fica localizada na rodovia TO-222, ao lado do bairro residencial Jardim das Flores. Um local de grande movimentação, devido a proximidade de bairros populares, pequenas chácaras, clubes e balneários como o Parque das Águas.

O primeiro ato para a concretização da construção do HGA se deu a menos de uma semana, quando o governador Siqueira Campos esteve em Araguaína e, dentre outros atos, assinou a ordem de serviço para escolha definitiva da área do novo hospital.

A partir dessa determinação do governador, montamos um grupo de trabalho, uma equipe que analisou as quatro áreas que tínhamos disponíveis, e hoje, estamos aqui confimando a escolha feita”, disse Arnaldo Alves Nunes.

De acordo com o secretário interino da Saúde, foi determinante para a escolha do local o atendimento de vários critérios técnicos: a área escolhida faz parte de uma região de expansão da cidade, o tamanho disponível – já que o espaço para o hospital deve ser de no mínimo 50 mil m2, a possibilidade de haver terreno para uma ampliação futura do hospital, além de espaço para estacionamento, acessibilidade (o local é servido pela rede de transporte urbano), iluminação e ventilação, aspectos bastante valorizados quando se fala em saúde.

O próximo passo agora será a definição de um subgrupo de trabalho que elaborará um estudo técnico sobre o tipo de construção e modelo do hospital – horizontal ou vertical, número de leitos e outras características. Só a partir de definições como essas, será possível falar em quantidade de recursos necessários para a construção da obra.

A construção do Hospital Geral de Araguaína representará um avanço em saúde que beneficiará todo o Tocantins. Acredito que todos (população de Araguaína e profissionais de saúde) estão felizes em ver o empenho do governador Siqueira Campos para transformar um sonho antigo em realidade", finalizou o Secretário Interino. (Com informações da Secom)