Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
DESCASO

Passageiros reclamam da má qualidade do transporte coletivo

25 janeiro 2011 - 22h43

Da Redação


Há décadas a Viação Lontra é a única empresa de transporte coletivo da cidade de Araguaína. Tantos anos com o monopólio do transporte público, são acompanhados pela insatisfação da maioria dos usuários, relacionada ao serviço prestado.






A equipe de reportagem do Portal O Norte, esteve em um dos terminais da empresa localizado no Centro da cidade exatamente na Praça das Bandeiras, para conferir de perto a opinião da população no que diz respeito ao transporte oferecido pela Viação Lontra.

Atrasos
De todos os entrevistados, no tempo em que nossa equipe esteve no terminal, foi constatado que o campeão em reclamação pela população, que precisa utilizar o transporte coletivo é o atraso dos coletivos nos terminais e paradas de ônibus instaladas estrategicamente em vários pontos da cidade.

Estou aqui já há um bom tempo e nunca chegou um ônibus, o atraso me atrapalha muito, se tenho algum compromisso importante tenho que pegar um mototáxi que é muito mais caro para resolver meus problemas”, declara a vendedora Creusa Virgulino, 43 anos.

Outro motivo de crítica por parte dos passageiros, são as péssimas condições dos coletivos que transportam os usuários. Segundo as palavras dos entrevistados, os frequentes problemas mecânicos também ocasionam o atraso dos coletivos: “A qualidade da maioria deles é muito ruim, estão velhos e sempre quebrando”, diz a empregada doméstica, Ivanilde Ferreira, 31 anos.

Imprudência
A imprudência de alguns motoristas da empresa, também preocupa os passageiros que utilizam este meio de transporte. Segundo depoimentos, alguns deles além de não respeitarem a sinalização, andam em alta velocidade pelo perímetro urbano de Araguaína aumentando assim, os riscos de provocarem graves acidentes.

A dona de casa, Elenice Borges, 35 anos que sempre morou na cidade, afirma “Por várias vezes peguei o ônibus da Viação Lontra e pude ver a irresponsabilidade dos motoristas com a sinalização. Eu fico temendo a todo o momento acontecer um acidente, é um absurdo”, diz.

Acessibilidade
Segundo informações dos usuários de coletivo da cidade, a maioria dos ônibus não dispõe de acessibilidade para quem tem necessidades especiais, como é o caso de cadeirantes que precisam utilizar o coletivo para se deslocar em Araguaína.

Os anos passam e a situação dos coletivos aqui só pioram. Acho que o que está faltando mesmo aqui em Araguaína é uma empresa pra competir com a Viação Lontra, talvez assim o transporte coletivo melhore. Mas eu mesmo não entendo porque Araguaína que está crescendo tanto até agora só tem a Viação Lontra que presta serviços na cidade”, questiona a estudante, Fernanda Campos de Oliveira, 19 anos.