Palmas
26º
Araguaína
25º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
ABANDONO

Ocioso, Espaço Cultural serve como depósito de materiais

02 fevereiro 2011 - 16h50

Da Redação


A primeira impressão de quem passa em frente ao Espaço Cultural de Araguaína, Aguinaldo Borges Pinto, é de que ele encontra-se desativado e parcialmente abandonado. Quase onze anos depois de sua inauguração, a pintura desgastada na parte externa do prédio é só um dos detalhes que refletem um aparente descaso por parte do Poder Público Municipal que é responsável pela manutenção do lugar.

A equipe de reportagem do Portal O Norte foi até o Espaço Cultural, verificar de perto como se encontra sua estrutura física que foi inaugurada em meados do ano 2000. O lugar já foi palco de várias apresentações teatrais, musicais como o Festival Aberto de Música de Araguaína (FAMA) e até mesmo cinema.

Anfieatro
O anfiteatro do Espaço Cultural já foi muito bem utilizado, como por exemplo, para apresentações teatrais, musicais, sala de cinema e comporta 250 pessoas sentadas. Em visita ao lugar, constatamos que este é um dos espaços que mais necessita ser reformado. É visível no anfiteatro, o desgaste dos pisos, forros, paredes e poltronas.

               

Galeria de artes
Divididas em duas salas e projetado para a exposição de obras de artes, boa parte da galeria encontra-se numa situação precária lamentável. Há muitos anos serve apenas como depósito de materiais de eventos como, festa junina, Vila Noel, Via Sacra e assim por diante, que além de se desgastarem com o tempo em local inapropriado são amontoados muitos deles de forma inadequada, isso devido ao Espaço Cultural não ter sido projetado com um local específico parar armazenar esses objetos e consequentemente o fato de a prefeitura não disponibilizar de um local para uma armazenagem conveniente.

                     

Palcos
Existem ainda no Espaço Cultural, dois palcos externos, um deles está localizado atrás do anfiteatro, que segundo informações de funcionários da prefeitura, foi utilizado uma única vez e desde então permanece como uma área ociosa e inútil aos olhos de quem passa pelo lugar.

 


Outro palco é a Concha Acústica com arquibancadas para comportar o público. Atualmente desativado, a Concha também tem servido apenas para depósito de materiais de eventos relacionados a datas comemorativas.


                     

O Espaço Cultural é um bem público que deveria estar em bom estado de conservação para servir com excelência aos araguainenses. No entanto, a falta de manutenção, reforma e demais necessidades explícitas em sua estrutura, prejudica a possibilidade de realização de eventos de cunho cultural no lugar, desprezando assim, a finalidade pela qual ele foi projetado e construído, como está escrito na placa de inauguração: "Este espaço é destinado à expressão da vida da nossa gente".