Palmas
29º
Araguaína
30º
Gurupi
29º
Porto Nacional
29º
ARAGUAÍNA

Servidores municipais reclamam de constantes atrasos nos salários mas revelam medo de denunciar e perder emprego

24 junho 2019 - 10h20

Vários servidores da área de Educação Municipal de Araguaína estão procurando a reportagem do Portal O Norte desde a semana passada para reclamar do atraso no pagamento de salários.

Segundo os denunciantes que são contratados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o pagamento que é pra cair até o quinto dia últil de cada mês só tem sido creditado na conta dos trabalhadores com atraso de mais de 20 dias. Até esta segunda-feira (24), por exemplo, eles afirmam que estão sem receber o útimo pagamento. 

Os servidores em questão atuam na educação municipal contratados através de uma associação de apoio e reclamam que a situação tem causado sérios prejuizos pessoais: "Estou com a energia quase pra cortar, com meninos pequenos em casa, isso é desumano!", reclama uma contratada que preferiu não se identificar. 

Outra servidora que trabalha em uma escola do município diz que tem passado até necessidades básicas como, alimetação por conta da demora em receber seu salário. "Já não tenho quase nada pra comer em casa, o que a prefeitura está fazendo com a gente é revoltante", lamentou acrescentando que não tem outra renda e depende apenas desse emprego no município para sustentar a própria família. 

Os servidores disseram ainda que quando procuram informação sobre a situação não recebem nenhum retorno a respeito do assunto: "A gente só sabe alguma coisa quando bota a boca no mundo e denuncia, aí eles falam alguma coisa", disse uma das denunciantes. 

Por conta dos constantes atrasos, alguns trabalhadores cogitam inclusive entrar com denúncia trabalhista para expor a situação mas falta empenho coletivo: "muitos têm medo de perder o emprego caso entrem na justiça".

O Portal O Norte entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que em nota informou que o caso citado é de servidores contratados pelas associações de pais das escolas.

Ainda de acordo com a prefeitura, o período para o repasse da Secretaria da Educação às associações está previsto no contrato e o depósito deste mês será realizado até quarta-feira, 26.