Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
ARAGUAÍNA

Ônibus-biblioteca vai ficar até sexta-feira na Praça das Nações

15 agosto 2019 - 11h31

Os alunos da Escola Municipal Leia Raquel foram os mais de 500 leitores que já estiveram no ônibus-biblioteca na Praça das Nações, em Araguaína, desde a última segunda-feira, 12. São dois mil livros à disposição da população até esta sexta-feira, 16, das 10 às 16 horas, por meio do Projeto Livros nas Praças. Entre os exemplares estão os livros acessíveis em braile para deficientes visuais tanto na escrita quanto nos desenhos.

Essa forma acessível de leitura encantou a aluna Milena Gabriely Lima, de 10 anos, que estuda o 4º ano do Ensino Fundamental. “É muito bom saber que existe possibilidade para quem não enxerga. Achei muito bom!”.

Para o monitor Diego Carvalho, o objeto maior do projeto é estimular a leitura, com livros infantis e juvenis. “Buscamos trazer livros novos e atuais, inclusive de youtubers. Onde a gente chega queremos fomentar a cultura. A população pode ter acesso com empréstimo dos livros também. Qualquer pessoa pode conhecer os nossos livros e pegar emprestado”.

Livros nas Praças

O Livros nas Praças faz parte do Programa de Trabalhos Técnicos Sociais (PTTS), que em parceria com a Prefeitura, serão disponibilizados cursos de capacitação e realizadas atividades de educação ambiental e cultural na cidade. As ações são do Projeto Cidades de Futuro, que é realizado pela BRK Ambiental em parceria com organização sem fins lucrativos Comunitas.

Estas atividades fazem parte do investimento em saneamento que estão sendo aplicado no Município. Desde 2013, mais de 60 mil moradores foram beneficiados com mais de 340 km de nova rede de esgoto.

Referência em gestão

De acordo com o superintendente da BRK e ponto focal do projeto, Carlos Almiro Melo, a escolha de Araguaína foi realizada pelo diagnóstico que constatou o potencial de crescimento econômico e referencial do Município.

“Um dos critérios para seleção é ter um bom patamar de equilíbrio fiscal. Nos inspira, ainda, a contribuir para que a cidade se torne ainda mais uma referência nacional, não só econômica, mas também na gestão pública”, avaliou Melo.

Mais conhecimento

As ações dos PTTS serão levadas às escolas públicas municipais, praças e comunidade. Dentro da programação está uma oficina de produção audiovisual que, dentre outras capacitações disponibilizadas, são técnicas que podem gerar renda para as famílias.

Nas atividades educacionais, um dos destaques do projeto são as apresentações teatrais lúdicas com Daiane dos Santos, ex-ginasta olímpica. A ação envolve temas sobre saneamento básico e a conservação dos recursos hídricos. Para garantir a continuidade do projeto 40 professores serão capitados para aplicação de metodologias inovadoras de ensino aprendizagem sobre saneamento.