Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
SEGUNDO SECRETÁRIO

Araguaína deve ultrapassar Palmas em número de casos confirmados de Covid-19

28 abril 2020 - 18h13Por G1 Tocantins

O Secretário de Saúde do Tocantins, Edgar Tolini, informou durante entrevista do Jornal Anhanguera 1ª Edição desta terça-feira (28), que Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, deve ultrapassar Palmas no número de casos de Covid-19. Segundo Tolini, a expectativa é que isso aconteça ainda nesta terça-feira.

O ritmo do contágio na cidade se intensificou nos últimos dias. Há uma semana, em 21 de abril, eram seis casos confirmados da doença em Araguaína. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (27), a cidade já chegou a 29 confirmações. Isso levando em conta apenas os casos de moradores da cidade, sem considerar visitantes ou caminhoneiros que tenham realizado o exame no município.

Mesmo assim, o secretário disse que o Comitê de Crise deve manter a recomendação para que os municípios reabram o comércio não essencial. Araguaína foi uma das primeiras cidades do Tocantins a adotar a medida. Para o secretário, o aumento no número de casos não tem relação com a reabertura do comércio.

"Araguaína é uma cidade que tem um fluxo muito grande do sul do Pará, do sul do Maranhão e nós podemos estar com alguns pacientes. Nós temos o caso dos caminhoneiros que procuram assistência em Araguaína por conta da BR-153, que está distante da capital", disse ele.

"Eu acredito que Araguaína está sofrendo um impacto maior talvez dessa região, do sul do Pará e sul do Maranhão. Principalmente do Pará, que a situação está mais séria, assim como está o Amazonas", concluiu. O secretário lembrou ainda que outras cidades que reabriram o comércio não passam pela mesma situação.