Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
25º
CIÊNCIA E SAÚDE

Araguaína terá centro de simulação realística de medicina mais moderno do Norte do país

28 setembro 2021 - 15h13Por Ascom/Prefeitura de Araguaína

Durante o primeiro dia de visita a Araguaína, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, percorreu a cidade para conhecer as instalações da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins). A visita incluiu o Centro de Ciência e Saúde da Universidade, onde são ministradas parte das aulas do curso de medicina e está sendo montado um centro de simulação realística para auxiliar nas práticas do curso.

“A UFNT está passando por esse processo de desmembramento da UFT (Universidade Federal do Tocantins) e de melhoramento da estrutura que conta com o apoio do ministro da Educação. Este Centro de Ciência e Saúde será um dos mais modernos de todo o Norte do país”, explicou o reitor pro tempore da UFNT, Airton Sieben.

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e o vice, Marcus Marcelo, acompanharam a visita do ministro que elogiou o trabalho de parceria do Município com a Universidade Federal e por ser destaque em relação a outras cidades do Tocantins.

“Eu vejo o trabalho que está sendo feito para o crescimento da cidade. Sempre que converso com o governador sobre o Tocantins, ele sempre aponta Araguaína como um dos grandes polos e uma das cidades mais importantes do Estado. Creio que se ela continuar nesse caminho de desenvolvimento, vamos continuar tendo boas notícias dessa grande cidade”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Durante a visita foi realizada a cerimônia de posse do reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, que também contou com a presença do senador Irajá Silvestre, dos deputados federais, Tiago Dimas e Professora Dorinha, além do presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte e do presidente da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Oswaldo Ferreira.

Parceria

Araguaína é sede da recém-criada UFNT, que atualmente passa por um processo de desmembramento da UFT. Em parceria com a instituição a Prefeitura de Araguaína tem uma série de ações, como mapeamento dos casos de covid-19 registrados no município.

“Geralmente se fala muito do crescimento de Araguaína na área de infraestrutura, mas a educação também vem se destacando e se tornando referência. A vinda do ministro até aqui mostra a visibilidade que temos ganhado diante do Governo Federal. Os cursos oferecidos aqui na Universidade Federal realmente atendem as demandas da nossa região e a Prefeitura tem trabalhado em conjunto com a instituição para que esse profissionais também possam contribuir para a melhoria da nossa cidade”, destacou o prefeito, Wagner Rodrigues.

Um dos destaques desta parceria é o trabalho realizado no Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos público de Araguaína, evitando o abandono e combatendo a proliferação de doenças como a leishmaniose, também conhecida como calazar. Todo o serviço é feito por veterinários e profissionais da saúde do Município que realizam as cirurgias em uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA), que disponibilizam insumos para as cirurgias e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária para a realização de estágio.