Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
25º
NORTE DO TOCANTINS

Araguaína terá novo posto exclusivo de coleta para exames da Covid-19

12 junho 2020 - 08h45

Araguaína terá mais um local exclusivo para atendimento de casos suspeitos da covid-19. A partir desse sábado, 13, o prédio localizado na Rua Santa Terezinha, no Setor Santa Terezinha será o novo posto de coleta para exames swab (RT-PCR) e o teste rápido que identificam a doença.

Os atendimentos no novo posto de coleta serão realizados por meios de encaminhamentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, do Telecovid ou de uma das Unidades de Referência e no atendimento de pessoas com sintomas da covid do Município, sendo elas UBS JK, Albeny Sores, Dr Raimundo e José Rezende,

“O paciente só poderá buscar o posto de coleta do Setor Santa Terezinha após passar por atendimento na UPA ou em qualquer uma dessas unidades, será feita a notificação e a solicitação do teste, que deve ser apresentado para realização do procedimento no novo local de coleta”, explicou o superintendente da atenção básica do município, Murilo Bastos.

Além disso, para a realização do teste no local, o paciente deverá apresentar também o termo de isolamento entregue durante a consulta com médico. “É preciso reforçar que o pedido de exame só vale no prazo de 24 horas e vencido esse, a pessoa deverá buscar novo atendimento médico e assim novo encaminhamento”, concluiu o superintendente.

Mais serviço

Outro serviço disponível na unidade Santa Terezinha será a entrega da medicação do protocolo adotado pelo município para tratamento da covid.  A distribuição será feita somente mediante apresentação da receita médica e do termo de consentimento livre e esclarecido em duas vias.

O local funcionará todos os dias, das 7 ás 19 horas.

Unidades Referências

Na semana passada o município iniciou atendimento na UBS Dr Raimundo, no Setor Maracanã, quarta unidade referência no atendimento exclusivo a pacientes suspeitos da covid-19. Moradores dos setores da região Norte de Araguaína, como Araguaína Sul, Vila Goiás e Setor Barros, terão atendimento mais próximo de casa, das 7 às 19 horas. 

Além de reforçar o atendimento já ofertado em outras três, nos setores Couto Magalhães, Alto Bonito e Bairro JK, o Setor Maracanã foi escolhido para a implantação da quarta unidade após as equipes de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) identificarem que, pela proximidade, moradores do entorno do Setor Araguaína Sul, mesmo com sintomas leves, estavam procurando atendimento na UPA, que deve priorizar o atendimento de casos moderados a graves.

Casos leves

Em geral, deve procurar uma das UBS referência a pessoa com sintomas leves como febre até 38 graus, tosse, dor de garganta, perda de paladar e olfato e coriza. Esse paciente passará pelo atendimento médico e será orientando sobre o isolamento social por 14 dias. Caso necessário, conforme avaliação do profissional, a realização do teste para confirmação ou não da doença.

Quem apresentar sintomas mais graves como febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço deve procurar a UPA.