Mesmo com investimento milionário na renovação de contrato para gestão, a segurança do aeroporto de Araguaína se mostra incompatível com o padrão de necessidade da estrutura depois de vir à tona uma ação criminosa que aconteceu nesta quarta-feira (14).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo informações apuradas pelo Portal O Norte, mais de 20 lâmpadas da sinalização da pista do aeroporto de Araguaína foram furtadas nesta madrugada. A ausência da iluminação impossibilita pousos e decolagens noturnos, que deverão ser suspensas até a reposição dos equipamentos.
Vale destacar que importantes voos de urgência e emergência como por exemplo, de transporte de órgãos serão diretamente afetados por esse problema.
TECNOLOGIA BÁSICA
A perícia foi acionada para investigar o caso, mas esbarrou em um obstáculo básico: as câmeras de segurança instaladas na área de acesso não possuem tecnologia de visão noturna. Isso impede a identificação dos criminosos e evidencia a fragilidade da estrutura de vigilância.
CONTRATO MILIONÁRIO
O crime ocorre dias após a prefeitura renovar — pela quarta vez — o contrato com a empresa ESAERO, responsável pela administração do terminal. O novo aditivo garante R$ 3,6 milhões à empresa até abril de 2026, com repasses mensais de R$ 303 mil.
SEM VOOS, MAS COM ALTOS CUSTOS
Apesar do custo elevado, o aeroporto está sem voos comerciais desde 2023, quando a companhia VoePass deixou de operar na cidade. Hoje, o terminal recebe apenas voos particulares e oficiais, o que levanta questionamentos sobre o retorno desse investimento público.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O Portal O Norte questionou a gestão municipal sobre a responsabilidade pelo prejuízo e os critérios para os gastos com o aeroporto. Confira a nota na íntegra:
NOTA – FURTO À ILUMINAÇÃO DA PISTA DO AEROPORTO DE ARAGUAÍNA
A Prefeitura de Araguaína informa que na madrugada desta quarta-feira, 14, foram furtadas lâmpadas do balizamento da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Araguaína. Contudo, a administração do local já conta com equipamentos sobressalentes para manutenção e, tão logo registrado o fato, foi executada a pronta reposição, sem prejuízo às operações.
A Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e a Esaero, empresa responsável pela gestão do Aeroporto, já adotaram as providências cabíveis no sentido de registrar o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil e disponibilizar imagens do circuito de segurança para que o caso seja investigado e a autoria devidamente esclarecida.