O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), que atendia provisoriamente no Jardim das Flores, retomou os atendimentos em sua sede própria, no setor Céu Azul, desde a última segunda-feira (12).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A unidade passou por uma reestruturação completa, contemplando áreas internas e externas, com o objetivo de oferecer um ambiente mais seguro, acessível e adequado para o acolhimento das famílias atendidas pela política de assistência social do município.
SEGURANÇA, ACESSIBILIDADE E CONFORTO
Na área interna, as antigas paredes de gesso foram substituídas por paredes de alvenaria. Também foram implantados novo piso, forro e portas, além da readequação total da rede elétrica.
Os banheiros e a cozinha passaram por reforma completa, e foram realizadas intervenções específicas para garantir acessibilidade. Com isso, a unidade passou a contar com salas climatizadas e ambientes mais seguros e acolhedores, proporcionando melhores condições de atendimento aos usuários e de trabalho aos profissionais.
O investimento total na obra foi de R$ 380.928,17, com recursos próprios do Município.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O CRAS do Céu Azul desempenha papel essencial na política de assistência social, funcionando como porta de entrada para serviços fundamentais, como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), atendimentos com assistentes sociais e psicólogos, acesso a benefícios socioassistenciais e aos serviços do Cadastro Único.
Atualmente, a unidade acompanha 73 famílias pelo PAIF e realiza, em média, cerca de 200 atendimentos mensais relacionados ao Cadastro Único, entre inclusões e atualizações.
CERCA DE 500 PESSOAS POR MÊS
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), anexo ao CRAS I e localizado no Jardim das Flores, atende aproximadamente 500 pessoas por mês.
As atividades incluem ações coletivas e oficinas voltadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Também são desenvolvidas oficinas de pedagogia social, como aulas de karatê e violão para crianças, adolescentes e jovens, além de práticas laborais para adultos de 18 a 59 anos e ações específicas para idosos a partir de 60 anos.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ATIVIDADES
Com a requalificação do espaço, o CRAS I do Céu Azul está com inscrições abertas para diversas atividades, entre elas práticas laborais para adultos e idosos, oficinas pedagógicas para crianças de 0 a 6 anos e aulas de karatê para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.
A unidade está localizada na Rua Lontra, no loteamento Céu Azul, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (63) 3412-5152 e (63) 99962-6452.


CRAS I está localizado na Rua Lontra, Lot. Céu Azul - Crédito: Divulgação 


