Da Redação
Na tarde desta quinta-feira, 24, o Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), juntamente com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira, lançaram o Carnabalada – Carnaval de todas as culturas.
A festa vai acontecer durante os dias 9 a 12 de fevereiro na Avenida Filadélfia e receberéá uma megaestrutura. “O intuito da atual gestão é introduzir e divulgar características culturais de todas as regiões do país nos eventos da cidade”, afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Willamas Ferreira
Para este ano, são esperados mais de 30 mil foliões para as quatro noites de festa (e duas matinês), cinco Blocos de Carnaval prometem levar ainda mais animação e organização para uma das mais belas festas populares da cidade. Os blocos Araguaína Folia, Bloco da Butina, Bloco AABB, Canga Folia e Vem com Nóis reunirão mais de 5000 pessoas, que deixarão a Avenida Filadélfia mais colorida.
O evento tem como objetivo, além de animar a cidade, mobilizar turistas do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, além de movimentar a economia e os artistas locais. A festa pretende ainda promover o turismo e o entretenimento, gerar emprego e renda para feirantes, redes de hotelaria, barraqueiros, empresas da área de bebidas, confecção, taxistas e mototaxistas.
Estrutura
O Carnabalada receberá Bandas de renome nacional que se juntarão a cantores locais para comandar as matinês e as noites de folia. A estrutura montada na Avenida Filadélfia, entre a Conab e o 2º BPM, contará com dois palcos, estrutura de som com capacidade para 20 mil pessoas por noite, iluminação com pelo menos 60 canhões de luz, camarote para 200 pessoas, uma tenda grande para apoio à imprensa, saúde e coordenação do evento, dois camarins para os artistas, 20 barracas padronizadas para alimentação, um portal de entrada, disciplinadores definindo o espaço da arena carnavalesca, 30 banheiros químicos e lixeiras em locais estratégicos e indicadores de trânsito.
Segurança
Quem cuidará da segurança Para serão os policiais militares disponibilizados pelo 2º BPM, além de seguranças para os camarotes, tendas das empresas parceiras e Praça de Alimentação, auxiliares de coordenação, médicos, enfermeiras, agentes de saúde, soldados do Corpo de Bombeiros e eletricistas. Haverá, também, uma parceria com a Associação de Catadores de Lixo para a separação e transporte dos materiais recicláveis.
Saúde
Neste ano, a Prefeitura se preocupou com a saúde e bem-estar dos foliões. Durante as quatro noites, o Carnabalada 2013 também terá ações solidárias com a arrecadação de alimentos e campanhas para distribuição de preservativos e materiais educativos sobre DSTs/AIDS, dengue, doação de sangue, conscientização sobre o trânsito, meio ambiente e incentivo a uma festa sem violência.






