Nesta terça-feira (19), circulou pelas redes sociais rumores de que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), seria fechada em Araguaína.
De acordo com a denúncia a prefeitura de Araguaína teria solicitado ao diretor da APAE que devolvesse todos os funcionários concursados do município que atuam na unidade, sendo mais de 30 funcionários entre Auxiliares de Serviços Gerais (ASGs), merendeiras, professores, pisicólogos, dentisas e motoristas. Ainda conforme a denúncia, o prazo para o cumprimento da ordem seria até as 14 horas de hoje e que os servidores deveriam comparecer neste horário na Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O teor da denúncia, informava ainda que nesta quarta-feira (20), estaria marcada uma reunião com alunos dos dois turnos da unidade pra informar o encerramento das atividades isso porque até mesmo os veículos cedidos pelo município e que era usados para o transporte dos alunos deveriam ser devolvidos.
Resposta da Prefeitura
Em nota ao Portal O Norte, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Educação, informou que continua mantido o convênio firmado entre o Município e a APAE.
O município esclarece ainda que aproximadamente 12 é o número de servidores contratados do Município que são cedidos à associação e que desses, apenas quatro têm seus contratos vencendo após um período de dois anos e, pela legislação, não podem ser recontratados automaticamente.
A Prefeitura informa também que será avaliada a real necessidade da recondução de novos profissionais às vagas, já que a entidade conta com convênios dos governos Estadual e Federal, dos quais a associação recebe a maior parte dos recursos e colaboradores.
Sobre a situação do ônibus escolar cedido pelo Município para o transporte dos alunos da APAE, a prefeitura garante que o serviço segue normalmente atendendo a entidade.