Palmas
23º
Araguaína
25º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Araguaína é destaque nacional em documentário sobre empreendedorismo e inovação

10 outubro 2025 - 18h03Por Da Redação

Araguaína foi escolhida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para representar a região Norte em um documentário que destaca cidades com projetos municipais de empreendedorismo e inovação. Além de Araguaína, foram selecionadas Tauá (CE), Cariacica (ES), Maracaju (MS) e Ponta Grossa (PR).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A escolha de Araguaína reflete o desempenho do município nos eixos de Inovação, Educação Empreendedora e Sala do Empreendedor.

VALORIZAÇÃO DO EMPREENDEDOR LOCAL

O prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância de fomentar o espírito empreendedor na cidade: “O araguainense tem sangue e alma empreendedora. Quando fortalecemos essa vocação, proporcionamos desenvolvimento, qualidade de vida e mais oportunidades para todos”.

O material produzido pelo Sebrae faz parte do projeto Cidade Empreendedora e será exibido em eventos nacionais, mostrando Araguaína como exemplo de políticas públicas que promovem competitividade, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

A parceria com o Sebrae permite à Prefeitura de Araguaína criar oportunidades de investimento e crescimento para empreendedores, gerando emprego e renda. Entre as iniciativas, a Sala do Empreendedor simplifica e desburocratiza processos de abertura, formalização, regularização e desenvolvimento de pequenos negócios, especialmente para Microempreendedores Individuais (MEI).

O projeto da Secretaria Municipal da Fazenda já se tornou referência em atendimento e inovação, sendo apresentado como case de sucesso no evento nacional Transformar Juntos.

AMBIENTE DE INOVAÇÃO

Araguaína também se destacou na área de Inovação. O município foi o primeiro do país a contratar uma empresa de tecnologia por meio do Novo Marco Legal das Startups e a adotar a plataforma GOV.BR do Governo Federal. Além disso, implementou um sistema de inteligência artificial para agilizar o atendimento à população e centralizar serviços municipais.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Na área da educação, Araguaína desenvolve programas com mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto ensina estratégias de produtividade e comercialização de produtos, incentivando os estudantes a praticarem empreendedorismo desde cedo. O aprendizado culmina em uma feira de empreendedorismo realizada entre os alunos, permitindo que coloquem em prática o conhecimento adquirido.