Palmas
29º
Araguaína
25º
Gurupi
23º
Porto Nacional
28º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
SIQUEIRA CAMPOS

Araguaína ganha avenida histórica e transforma realidade de vários bairros da cidade

09 dezembro 2025 - 12h03Por Da Redação

 

Araguaína inaugurou nesta segunda-feira (8/12) a primeira etapa da Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, considerada a maior obra de infraestrutura urbana do Tocantins. A via liga a Via Norte à Avenida Castelo Branco em quase três quilômetros, reunindo moradores, autoridades e convidados para a entrega.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

PRIMEIRA ETAPA

O trajeto cruza os setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães. Inclui duas pistas, calçadas acessíveis, ciclofaixa, arborização e 2.300 metros de macrodrenagem. A obra totalizou investimento de R$ 87,2 milhões, financiados pelo CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.

NOVAS CONEXÕES

Quatro novos pontos de ligação foram criados: Avenida Neief Murad, Rua Gaspar Dutra, Rua Olinda e Rua 13 de Setembro/Rua Mandaraí. Além disso, 11 travessias substituíram antigas pontes, melhorando o fluxo de água e reduzindo alagamentos.

HOMENAGEM AO GOVERNADOR

A avenida recebeu o nome do ex-governador José Wilson Siqueira Campos. Eduardo Siqueira, prefeito de Palmas e filho do homenageado, elogiou a grandiosidade da obra e destacou o exemplo de Araguaína em planejamento urbano e eficiência pública.

IMPACTO ECONÔMICO E AMBIENTAL

Mais de 300 ligações clandestinas de esgoto foram eliminadas e a região começou a receber rede regular com 70 novas conexões. Durante a obra, foram gerados mais de 750 empregos diretos e indiretos, promovendo desenvolvimento e atraindo novos investimentos.

SEGUNDA ETAPA EM ANDAMENTO

A segunda fase seguirá da Avenida Castelo Branco até os setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte, com quase dois quilômetros de extensão. Inclui calçadas, ciclofaixas e futura área de lazer do Parque Neblina. A previsão de entrega é o primeiro semestre de 2026, com mais de nove quilômetros de asfalto somando as duas pistas e implementação de duas Bacias de Detenção e três parques urbanos.

ANDAMENTO DAS OBRAS

Drenagem: 93% concluída
Terraplanagem: 90%
Pavimentação: 60%
Guias e sarjetas: 30%
Iluminação: 37%

A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026.