Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
AGOSTO DOURADO

Araguaína inicia campanha de incentivo ao aleitamento materno

31 julho 2025 - 20h15Por Da Redação

A Prefeitura de Araguaína inicia, a partir da próxima semana, uma série de ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para incentivar o aleitamento materno. A programação faz parte da campanha Agosto Dourado, que reforça, durante todo o mês, a importância do leite materno para a saúde do bebê e da mãe.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

LEITE MATERNO É CONSIDERADO “PADRÃO OURO”

A coordenadora da Rede Amamenta de Araguaína, Pâmela Araújo, explica que a cor dourada da campanha faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. “A amamentação fornece todos os nutrientes essenciais para o bebê, fortalece o sistema imunológico, protege contra doenças e reforça o vínculo afetivo entre mãe e filho”, destacou.

O tema nacional da campanha em 2025 é “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

AÇÕES NAS UBS COMEÇAM EM 6 DE AGOSTO

A partir da quarta-feira, 6 de agosto, quando é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, serão realizadas palestras e orientações em várias UBS da cidade. As atividades são voltadas para gestantes, puérperas, pais e parceiros, durante consultas de pré-natal e pós-parto, com foco em técnicas de amamentação e cuidados com o bebê.

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Além do atendimento às famílias, a Secretaria de Saúde promove treinamentos para médicos, enfermeiros e técnicos das UBS. O objetivo é atualizar os profissionais sobre as práticas mais modernas de incentivo à amamentação, garantindo suporte qualificado para as mães.

BENEFÍCIOS PARA BEBÊS E MÃES

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e a manutenção até pelo menos os dois anos, mesmo após a introdução de outros alimentos. A primeira hora após o nascimento, chamada de “hora de ouro”, é considerada fundamental para fortalecer o vínculo entre mãe e bebê.

“A amamentação também protege a saúde materna, ajudando na recuperação pós-parto, prevenindo doenças como anemia, câncer de mama e ovário, diabetes e problemas cardíacos, além de colaborar com a perda de peso após a gravidez”, explica Pâmela Araújo.

CALENDÁRIO DE AÇÕES NAS UBS

As palestras acontecem em diferentes unidades de saúde entre 6 e 26 de agosto, com horários variando entre 7h30 e 14 horas. A programação completa inclui bairros como Jardim das Flores, Maracanã, Lago Azul, Dom Orione, entre outros.