Araguaína encerrou 2025 com um volume histórico de obras entregues pela Prefeitura, consolidando investimentos em infraestrutura urbana, saúde, educação e habitação. As ações incluem desde novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) até grandes intervenções viárias, como a primeira etapa da Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, considerada a maior obra de infraestrutura urbana em execução no Tocantins.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O prefeito Wagner Rodrigues destacou que os investimentos impactam diretamente o desenvolvimento da cidade, com reflexos na geração de empregos, atração de novos investimentos e ampliação de serviços públicos essenciais.
INFRAESTRUTURA URBANA
Entre as principais entregas está a primeira etapa da Avenida Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga a Via Norte à Avenida Castelo Branco, com quase três quilômetros de extensão. A obra faz parte de um projeto mais amplo, que prevê mais de sete quilômetros de avenida dupla, com ciclovias, parques de preservação, bacias de detenção e proteção das nascentes do córrego Neblina.
A segunda etapa já está em execução e ampliará o acesso a bairros como Araguaína Sul, Araguaína Sul 2, Maracanã, Universitário, Setor Barros, Parque Bom Viver e Residencial Costa Esmeralda, chegando até a BR-153.
A Prefeitura também avança com o plano de pavimentar 100% dos bairros da cidade. Atualmente, há obras nos setores Universitário, Nova Araguaína e Urbanístico, incluindo pavimentação, calçadas com acessibilidade e sistemas de drenagem para reduzir riscos de alagamentos.
MAIS SAÚDE
Na área da saúde, Araguaína recebeu a nova sede da Vigilância Sanitária e uma nova UBS no setor Araguaína Sul 2, além da reforma e ampliação de outras unidades.
A UBS do Araguaína Sul 2, localizada na Praça CEU, recebeu investimento de R$ 450 mil do Tesouro Municipal. A unidade conta com seis consultórios médicos, consultório odontológico, sala de procedimentos, espaço para a equipe do Consultório na Rua, sala de vacinação, coleta e triagem, farmácia e estrutura completa de acessibilidade.
O prédio também dispõe de estacionamento próprio, banheiros adaptados, piso e mapa táteis e sinalização em braile.
EDUCAÇÃO E TEMPO INTEGRAL
Os investimentos na educação permitirão ampliar o número de vagas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino em 2026. O avanço começa com a entrega do novo Centro de Educação Infantil Municipal Charliete Dias Ferreira da Cunha, no Loteamento São Miguel.
Outras unidades passaram por ampliação e reformas, como os CEIs Santa Clara, Sítio da Dona Benta, Constantino e a Escola Salomão Cardoso, que foi transferida para o setor Senador e também passou a ofertar ensino em tempo integral.
Com as novas estruturas, Araguaína ofertará em 2026 um total de 7.265 vagas em tempo integral, sendo 4.260 no Ensino Fundamental e 3.005 na Educação Infantil.
MORADIA E EQUIPAMENTOS PÚBLICOS
Na área habitacional, o Município entregou a primeira etapa do Residencial Parque do Lago 3, que contará com 314 unidades habitacionais. Os terrenos foram doados pela Prefeitura, reduzindo os custos de financiamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Outras 416 unidades habitacionais estão em construção entre os setores Martins Jorge e São Miguel, próximas ao Centro, por meio do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinadas à população de baixa renda. A seleção das famílias ocorre com acompanhamento da Defensoria Pública, OAB e Caixa Econômica Federal.
Além disso, foram entregues obras como o Novo Mercado Municipal, o Centro de Convenções, o Centro de Canoagem e a revitalização completa da Praça das Bandeiras. O Mercado Municipal recebeu investimento de R$ 8,2 milhões e conta com 105 boxes distribuídos em dois pavimentos.
O Centro de Convenções e o Centro de Canoagem integram o Complexo Via Lago, voltado ao fortalecimento do turismo, do esporte e da economia local.
OBRAS EM EXECUÇÃO
A Prefeitura inicia 2026 com novas obras em andamento, incluindo a reforma das UBS Raimundo Gomes, no setor Maracanã, e Palmeiras do Norte, a construção da sede própria do CAPS AD III, além da reforma e ampliação de unidades escolares e da Clínica Escola Mundo Autista.


Investimentos em Infraestrutura, Saúde e Educação colaboram para a melhoria da qualidade de vida dos moradores - Crédito: Thiago Santos 


