A Prefeitura de Araguaína anunciou o reforço no estoque da vacina Tríplice Viral, utilizada na prevenção contra o sarampo. O último relatório da Secretaria Municipal da Saúde, referente a abril, apontou que quase 80% da população-alvo já recebeu a primeira dose do imunizante. O objetivo é garantir o esquema vacinal completo e manter zerado o número de casos no município.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“A vacinação é a forma mais eficaz de combater o sarampo, uma doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves”, destacou a coordenadora de Imunização de Araguaína, Zaynne Rossana da Costa.
ESTRATÉGIAS DE COMBATE
Nesta terça-feira (29), Araguaína sediará o Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo, reunindo representantes de 58 municípios e do Programa Nacional de Imunizações. O encontro vai debater estratégias de prevenção e controle da doença no estado.
Durante o evento, serão aplicadas vacinas de Tríplice Viral, Febre Amarela, Hepatite B, Dupla Adulto (dT), COVID, HPV de Intensificação e Influenza de campanha.
DIA D DE VACINAÇÃO
Na quinta-feira (31), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína participarão do Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação terá atualização da carteira vacinal e orientação à população.
-
Crianças devem receber a primeira dose da Tríplice Viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
-
Pessoas de 12 meses a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto precisam das duas doses.
-
Adultos de 30 a 59 anos recebem apenas uma dose se ainda não vacinados.
-
Profissionais de saúde devem manter duas doses, independentemente da idade.
MONITORAMENTO
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) acompanha os casos confirmados de sarampo no Tocantins. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, divulgados no último dia 28, há 16 pessoas infectadas no estado. As equipes de imunização e a Vigilância Sanitária atuam em conjunto para prevenir novos registros no município.