Na manhã desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araguaína realizou uma audiência pública em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento contou com a presença de alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Escola Mundo Autista.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Durante a solenidade, foi apresentado o projeto "Musicalizart Ritmos que incluem e melodias que emancipam", no qual estudantes da APAE realizaram apresentações musicais no plenário da Câmara.
DIRETORA DA APAE DESTACA IMPORTÂNCIA DA UNIÃO
A diretora Valéria Domingues ressaltou a relevância do trabalho coletivo para promover a inclusão. Segundo ela, o esforço conjunto de profissionais da saúde, educação, voluntários, familiares e parceiros é essencial para garantir dignidade e transformação social.
VEREADORES PROMETEM APOIO A PROJETOS DE INCLUSÃO
Os vereadores presentes se comprometeram a buscar emendas e parcerias para apoiar as iniciativas da APAE. O presidente da Câmara, Max Fleury, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição e afirmou que buscará soluções para evitar que a entidade feche as portas devido às dificuldades financeiras.
PROJETOS ANALISADOS E APROVADOS NA SESSÃO
Durante a sessão ordinária, quatro projetos foram encaminhados às comissões e dois aprovados em segunda votação:
-
Projeto de Lei nº 048/25, do vereador Lucas Campelo, que concede incentivos fiscais a empresas que empregarem, no mínimo, 30% de mulheres com vínculo empregatício comprovado por seis meses;
-
Projeto de Lei nº 059/25, do vereador Renatinho Este Sim, que denomina de Silva Maranhão o anexo ao prédio do Mercado Municipal José Cardoso da Silva.
Em primeira votação, foram analisados:
-
Projeto de Lei nº 037/25, do vereador Luciano Santana, que institui o Selo Lilás para empresas atuantes no combate à violência contra a mulher;
-
Projeto de Lei nº 061/25, do vereador Gideon Soares, que declara de utilidade pública o Instituto Ação e Inclusão.
INDICAÇÃO PARA RECONHECIMENTO NACIONAL
Por fim, os vereadores encaminharam ao deputado federal Alexandre Guimarães a indicação para apresentação de projeto de lei que reconheça Araguaína como Capital Nacional da Cavalgada, conforme Lei nº 14.959, de 4 de setembro de 2024.


Vereadores reforçam apoio à APAE e aprovam projetos durante sessão ordinária - Crédito: Divulgação 


