O Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou, nesta quinta-feira (22), a primeira captação de órgãos de 2026. O procedimento envolveu a doação de múltiplos órgãos de um paciente do sexo masculino, de 18 anos, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ação contou com a atuação integrada de equipes multiprofissionais do hospital, da Força Aérea Brasileira e do Instituto de Cardiologia e Transplante do Distrito Federal, com apoio da Central Estadual de Transplantes, garantindo segurança e organização em todas as etapas.
ATUAÇÃO DAS EQUIPES
A enfermeira Luna Maciel, integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRA, destacou que o cuidado com o doador vai além dos aspectos técnicos.
Segundo ela, cada procedimento é feito com atenção, ética e humanidade, reconhecendo a história e a família do paciente, e transformando a dor em possibilidade de continuidade da vida.
ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS
O psicólogo Eduardo Pinho, também membro da CIHDOTT, reforçou a importância do acolhimento durante todo o processo.
Ele explicou que a equipe atua para escutar e respeitar o tempo e a decisão dos familiares, garantindo um ambiente de cuidado e dignidade.
CENÁRIO NO TOCANTINS
No Tocantins, ocorre a captação de todos os órgãos, mas os transplantes realizados no estado se restringem às córneas. Os demais órgãos são encaminhados ao Sistema Nacional de Transplantes.
Em 2025, foram registradas sete captações de múltiplos órgãos, sendo quatro no Hospital Regional de Araguaína. Atualmente, 270 pessoas aguardam por transplante de córnea no estado.
COMO SER DOADOR
Pessoas entre dois e 80 anos são doadores em potencial, mas a autorização depende da família.
Por isso, é fundamental comunicar aos familiares o desejo de doar. Apenas parentes de primeiro e segundo grau e o cônjuge podem autorizar a doação.


Procedimento, realizado nessa quinta-feira, 22, envolveu a doação de múltiplos órgãos de um paciente do sexo masculino - Crédito: SES-TO 


