Dois meses depois de mergulhar na Prainha da Via Lago e viralizar nas redes sociais pela novidade, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (30), em suas redes sociais a suspensão de banhos no local.
A Prefeitura de Araguaína recomendou que a população evite banhos na Prainha do Lago Azul por tempo indefinido, em razão de acúmulo visível de lixo arrastado pelas chuvas e riscos à saúde. A orientação será revista após publicação de novos laudos de balneabilidade, previstos para outubro.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
DESGASTE VISÍVEL E RISCO À SAÚDE
O município explica que as recentes chuvas levaram restos de lixo acumulados em bueiros e margens de córregos ao Lago Azul, comprometendo a qualidade da água no trecho usado por banhistas. Em vídeo divulgado pela prefeitura, o prefeito Wagner Rodrigues declarou que, embora a prainha já estivesse apta ao uso, as condições atuais demandam cautela:
“Prezando pela saúde da nossa população, recomendamos que evitem o banho aqui.”
A instituição responsável pelos testes de água, o Laboratório de Águas de Araguaína (Laboara), vinculado à SEDEMAT, realizará ainda novas análises seguindo os critérios da Resolução Conama nº 274/2000, que define os limites microbiológicos aceitáveis para água de recreação.
MEDIDAS IMEDIATAS E PREVENTIVAS
Enquanto aguarda-se o resultado dos laudos, a prefeitura mobilizou equipes da Infraestrutura e da SEDEMAT para a limpeza do local. O secretário Joaquim Quinta Neto reforçou que a suspensão dos banhos foi uma medida preventiva, e alertou a população contra o descarte de lixo em bueiros e córregos:
“A orientação de suspender os banhos … será revista com os novos laudos. Nosso compromisso é preservar a saúde da população.”
A gestão também faz manutenção constante em córregos urbanos por meio do Projeto Águas de Araguaína, com ações de canalização, recuperação de nascentes e fechamento de ligações clandestinas de esgoto.






