O Governo do Tocantins deu início, nesta semana, a um novo mutirão de atendimentos do Programa de Aceleração da Gestão Cirúrgica (PAG Cirúrgico). A ação está beneficiando 200 pacientes da macrorregião norte com consultas na especialidade de proctologia.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os atendimentos ocorrem na Unidade de Assistência Especializada em Oncologia (Unacon), em Araguaína. As cirurgias eletivas estão programadas para acontecer no Hospital Regional de Guaraí (HRGua), após a fase de triagem.
OBJETIVO É REDUZIR FILAS
A iniciativa tem como meta reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas e melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, o mutirão reflete o compromisso da gestão estadual com a população.
“Estamos trabalhando para agilizar os atendimentos e garantir qualidade de vida. A restauração da saúde das pessoas que aguardam cirurgia é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário.
CONSULTAS E AVALIAÇÕES
De acordo com a técnica da SES-TO, Caroline Rios, esta é a primeira etapa do processo. “Aqui, estamos realizando a triagem e as consultas para posteriormente fazer a cirurgia. Nosso objetivo é diminuir o tempo de espera das filas e garantir que a população seja assistida pelo SUS de forma satisfatória”, explicou.
Uma das pacientes atendidas, Heloísa Pereira dos Santos, celebrou o atendimento. “Esta é a primeira consulta e estou feliz que já deu certo. Vou saber certinho quais são os próximos passos e se vou precisar de cirurgia ou não”.
MAIS DE 54 MIL CIRURGIAS ELETIVAS
Desde o lançamento do PAG Cirúrgico, em outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou mais de 54 mil cirurgias eletivas em todo o estado. Apenas em 2025, já foram mais de 6.500 procedimentos.
Os atendimentos ocorrem em hospitais públicos estaduais, unidades conveniadas com municípios e hospitais privados contratados.