A estudante araguaianense Maria Catarina foi selecionada para receber a bolsa de estudos Chevening, oferecida pelo Governo Britânico. Ela está entre mil pessoas escolhidas em mais de 200 mil candidaturas de todo o mundo, o que representa uma taxa de aprovação de apenas 2%.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
"Ser uma entre mil pessoas selecionadas entre mais de 200.000 candidaturas globais é uma honra imensa. Sempre acreditei que a educação muda vidas, e estudar sempre foi um grande fascínio na minha vida", declarou Catarina.
TRAJETÓRIA E ORGULHO TOCANTINENSE
Filha de Willians e Edivânia, e neta de Erotides, Lindolfo, Eunice e Vilarim, Maria Catarina descende de famílias migrantes do Maranhão e da Bahia que fixaram residência no Tocantins. Nascida e criada no Norte do estado, ela tem 29 anos, estudou no Colégio Positivo (Professor Ferraz), cursou Psicologia no UNITPAC e é egressa do curso de Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
A estudante reforça o orgulho de sua origem. "Tenho muito orgulho em ser tocantinense, filha do Rio Araguaia e Tocantins, filha da região amazônica e com sangue nortista. Minha missão ao receber esse título é incentivar a educação no nosso estado, fortalecer um acolhimento humanizado aos refugiados e migrantes em Araguaína e mostrar que somos capazes de ocupar espaços que parecem impossíveis."
PROJETOS EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, Catarina desenvolveu projetos voluntários de acolhimento e saúde mental para refugiados no Departamento de Políticas Públicas Setoriais (SEMASTH). Também participou de ações de divulgação científica voltadas a jovens e crianças, por meio de iniciativas da UFNT.
SOBRE A BOLSA CHEVENING
O programa Chevening é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores, da Commonwealth e do Desenvolvimento (FCDO) e por organizações parceiras. É destinado a potenciais líderes que desejam cursar mestrado no Reino Unido, valorizando trajetórias de impacto, ideias transformadoras e compromisso social.
Entre os ex-bolsistas estão presidentes, ministros e líderes de relevância global.
CONQUISTAS E PLANOS
Maria Catarina foi aceita em três renomadas universidades britânicas: MSc in Migrations Studies na University of Oxford, MSc in Social Psychology na University of Edinburgh e MSc in Global Migrations and Social Justice na University of Glasgow.
"A migração sempre fez parte de mim e da minha trajetória profissional. Trilhar esse caminho é muito mais que uma realização: é uma missão", afirmou.






