Palmas
34º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CÂMARA DE ARAGUAÍNA

Estudantes vivenciam prática legislativa em projeto "Vereador por um Dia"

05 novembro 2025 - 09h48Por Da Redação

Na terça-feira (4), a Câmara Municipal de Araguaína sediou mais uma edição do projeto "Vereador por um Dia", que oferece aos estudantes de Direito a oportunidade de vivenciar o funcionamento prático do Poder Legislativo.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O programa foi lançado em maio de 2022, a pedido das faculdades Católica Dom Orione (FACDO) e Centro Universitário Afya Unitpac, em parceria com o vereador Wilson Carvalho, idealizador da iniciativa.

FORMAÇÃO CIDADÃ E PRÁTICA LEGISLATIVA

O presidente da Câmara, Max Fleury, ressaltou a importância do projeto para a formação acadêmica e cidadã dos participantes.

"Essa vivência permite que os estudantes compreendam, de forma dinâmica, como funciona o processo legislativo municipal, desenvolvendo habilidades de oratória, argumentação jurídica, liderança e cidadania. Parabenizo todos os envolvidos pela iniciativa", destacou.

APRENDIZADO ALÉM DA SALA DE AULA

O vereador Wilson Carvalho explicou que a proposta nasceu da própria experiência pessoal.

"Durante minha graduação, não tive a oportunidade de vivenciar o funcionamento prático do Poder Legislativo. Diante disso, percebi a necessidade de implementar uma ação que promovesse a participação e o aprendizado dos acadêmicos junto ao Legislativo municipal", afirmou.

Durante a simulação, os estudantes assumem o papel de vereadores, elaborando propostas, debatendo projetos de lei, fazendo uso da tribuna e votando, seguindo o mesmo protocolo das sessões oficiais da Câmara.

INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

O parlamentar reforçou o caráter educativo e social da ação.

"O 'Vereador por um Dia' é, portanto, uma oportunidade única de aprendizado, integração e valorização da participação social e política dos futuros profissionais do Direito", completou Wilson Carvalho.