O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concedeu nesta quarta-feira (20) o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) ao frigorífico Aracarnes, localizado em Araguaína. A certificação permite que a empresa comercialize seus produtos em todo o território nacional, devido à equivalência federal do Sisbi.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
FORTALECIMENTO DA AGROINDÚSTRIA
O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que a concessão do selo reforça o compromisso do Governo com o desenvolvimento do setor agroindustrial no estado. “A certificação abre a possibilidade de acessar novos mercados fora do Tocantins. Por isso, investimos na desburocratização dos serviços, fortalecendo empresas, gerando empregos e oferecendo produtos de qualidade aos consumidores”, afirmou.
Sebastião de Alencar, presidente do frigorífico, ressaltou a importância da certificação para o crescimento da empresa. “O Sisbi representa um grande passo para levar nossa carne a mercados maiores e mais desenvolvidos no Brasil. A Adapec nos auxiliou desde 2003, quando fomos habilitados no SIE, e agora trabalhou com agilidade para a concessão do selo Sisbi”, disse.
RETOMADA DAS ATIVIDADES
O gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, explicou que o frigorífico passou por reestruturação antes da certificação. “Fizemos um trabalho de orientação e acompanhamento para a retomada das atividades. Como já possuía o Sisbi, realizamos as adequações às normas sanitárias para garantir a certificação”, afirmou.
SOBRE O SISBI-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo segurança alimentar e qualidade aos consumidores.


Presidente da Adapec, Paulo Lima, entrega o selo Sisbi ao empresário do frigorífico Aracarnes - Crédito: Majuh Souza/Governo do Tocantins


