Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
DESAFIO FITNESS COMPUTADOR
Supermercados Campelo Agosto
"QUEREM NOS CALAR!"

Guarda Municipal barra ato de professores em frente ao Espaço Cultural

24 outubro 2025 - 09h38Por Da Redação

A greve dos profissionais da educação em Araguaína ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (24) e, desta vez, com direito a tumulto em frente ao Espaço Cultural.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Vídeos enviados à redação mostram o momento em que a Guarda Municipal impede os educadores de usarem um carro de som durante o protesto. O clima ficou tenso.

VOZES CALADAS

Segundo os manifestantes, o prefeito Wagner Rodrigues participa nesta manhã no Espaço Cultural, de um workshop voltado a gestores e ordenadores de despesa. Aproveitando a ocasião, os grevistas decidiram protestar na porta do evento.

Mas o que era para ser um ato pacífico virou impasse.

“Primeiro alegaram perturbação do sossego, depois estacionamento irregular, e por último barraram o carro de som dizendo que faltava autorização da prefeitura. Estão tentando nos calar de qualquer maneira, mas isso não vai acontecer. Estaremos na porta da Semed, na porta da prefeitura, e fecharemos a BR se for preciso”, afirmou uma das manifestantes.

O QUE DIZ A PREFEITURA

O Portal O Norte entrou em contato com a prefeitura de Araguaína para pedir esclarecimentos sobre a ação da Guarda Municipal. Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA USO DE CARRO DE SOM IRREGULAR

O Departamento Municipal de Posturas e Edificações de Araguaína (DEMUPE), esclarece que durante uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), foi solicitada a regulagem do som para garantir o andamento de um evento que estava sendo realizado dentro do Espaço Cultural de Araguaína. 

Além do descumprimento em relação à regulagem do som, foi constatada pelo DEMUPE que o proprietário do veículo não possuía a licença para exercer a atividade.

É importante destacar que o uso de carros de som ou a realização de eventos que utilizam aparelhagem sonora em locais públicos, como praças, avenidas e outros espaços, requer autorização prévia dos órgãos municipais, como determina o Código de Postura do Município, podendo ser realizado o uso de carro de som, desde que sejam obedecidos os critérios de decibéis e documentações necessárias.

O apoio da Guarda Municipal de Araguaína foi solicitado pelo DEMUPE, após alguns manifestantes do Sintet tentarem impedir o trabalho de fiscalização.

Após conversa com o proprietário do carro e com representantes do Sintet, o condutor do veículo reduziu o volume do som.

ENTENDA O CASO

Os profissionais da educação da rede municipal de Araguaína decidiram entrar em estado de greve nessa terça-feira, 21, em protesto contra o Projeto de Lei enviado pelo prefeito Wagner Rodrigues (União) à Câmara Municipal, que altera o atual Plano de Carreira do Magistério. A decisão foi tomada durante uma assembleia que resultou na ocupação do plenário da Câmara pelos educadores.

“RETROCESSO SEM PRECEDENTES”

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) Regional de Araguaína, o projeto representa um “retrocesso sem precedentes” e ameaça conquistas históricas da categoria, como progressão funcional, valorização por tempo de serviço e reconhecimento do mérito profissional.

PREFEITURA AFIRMA QUE PROPOSTA MANTÉM DIREITOS

Em nota sobre o movimento, a Prefeitura de Araguaína informou que monitora o impacto da greve em creches e escolas municipais e busca garantir o funcionamento normal das unidades. O Município destacou que a proposta do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) mantém os direitos de progressão e outros benefícios, conciliando-os com a realidade financeira da cidade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por O NORTE | QUEM É DAQUI ACESSA! (@portalonorte)