Palmas
22º
Araguaína
21º
Gurupi
20º
Porto Nacional
22º
SÃO JOÃO DO CERRADO

Junina Os Fei de Cun Força trará temática com o Sítio do Pica-Pau Amarelo

15 junho 2024 - 10h47

A junina Os Fei de Cun Força, de Araguaína, será mais uma participante da etapa municipal do tradicional Festival São João do Cerrado, programado para os dias 28, 29 e 30 de junho, no Parque Cimba. Com o enredo "O Sítio do Pica-Pau Amarelo - O Sonho do Faz de Conta", a apresentação promete trazer humor e promover a música popular brasileira.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
Cerca de 56 pessoas estão envolvidas na quadrilha, incluindo dançarinos, costureiras, marceneiros, artesãos, diretoria geral, equipe de teatro, profissionais de apoio e suporte organizacional, entre outros. A junina está ensaiando seis dias por semana, cerca de cinco horas por dia, até o dia da disputa.
 
Enredo
 
A história fala de um sonho que se passa no mundo de faz de conta do Sítio do Picapau Amarelo. No enredo, uma criança pede à mãe que lhe conte uma história, mas a mãe diz que já está tarde e está na hora de dormir, prometendo contar no dia seguinte. Então a criança adormece e sonha com esse mundo encantado.
 
No sonho, todos os personagens entram em cena, cada um com suas músicas temáticas: Emília, Visconde, Pedrinho e Narizinho. A trama retrata o casamento no Reino das Águas Claras, onde a Cuca tenta impedir que Narizinho se case com o Príncipe, porque não foi convidada para o casamento, e lança um feitiço em Narizinho.
 
A junina se empenha em desfazer esse feitiço ao longo da história. No final, conseguem realizar o casamento e convidar a Cuca, o que ela mais desejava, assim o São João é celebrado de maneira alegre e divertida, com a quadrilha retornando ao seu ritmo festivo tradicional.
 
Para o diretor de ensaio Marcelo Seikepérner, o título escolhido pelos quadrilheiros está relacionado com algo que fez e faz parte da infância de muitos, por isso levar o Sítio do Pica Pau Amarelo para a apresentação é recordar e transportar o público para uma fase boa da vida.
 
“Sempre acredito nos meus sonhos e este é mais um deles. Quando eu acordava, aquelas cenas ficavam na minha mente. Assim imaginei como seria interessante incluir algo que todos conhecem e lembram bem, como os personagens do sítio, que marcaram a infância de muitos, levando o público a reviver sua criança interior enquanto vivenciam o espetáculo”, disse o Marcelo.
 
Durante o período de ensaios, o grupo destacou a importância de participar de festivais em várias cidades para levar o espetáculo ao público. O São João do Cerrado proporcionará a oportunidade de apresentar a peça para a comunidade local, incluindo familiares, amigos e admiradores da arte, além de apoiar a tradição cultural que tem sido transmitida a gerações.
 
Trajetória e conquistas
 
Criada em 2008, na Igreja São Francisco de Assis, no Setor Urbano, a junina Os Fei de Cun Força iniciou suas atividades como um grupo amador, apresentando-se em comunidades e igrejas até 2012. Em 2013, o grupo participou pela primeira vez do São João do Cerrado, alcançando o 5° lugar. Em 2017, teve sua maior conquista até então, obtendo o 3° lugar no mesmo festival. Em 2018, além de ganhar o título no Concurso Casal Cangaço, a quadrilha também ficou em 3° lugar no Arraiá da Alegria, em Tocantinópolis. O título de Casal Cangaço, conquistado em 2018, marcou a primeira vez que a junina chegou à final do festival.