Palmas
36º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

Mais de 4 mil vacinas contra hepatites estão disponíveis em Araguaína

17 julho 2025 - 08h38Por Da Redação

Com a chegada do mês de julho, a Prefeitura de Araguaína intensificou as ações da campanha Julho Amarelo, voltada para a conscientização sobre as hepatites virais. A proposta é reforçar a importância da vacinação e do diagnóstico precoce da doença, que pode levar a complicações graves como cirrose e câncer no fígado.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E). Algumas delas podem ser assintomáticas por anos, o que torna a prevenção e a testagem ainda mais relevantes.

VACINAS DISPONÍVEIS NAS UBS

A Rede Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente vacinas contra as hepatites A e B. Atualmente, o município conta com cerca de 2 mil doses para hepatite B, 1 mil para hepatite A e mais de 1.200 da vacina Pentavalente, que também protege contra a hepatite B.

Todas as 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína estão abastecidas e a vacinação pode ser feita mediante apresentação do cartão SUS, CPF e cartão de vacinação.

Segundo a diretora municipal de Imunização, Samila Braga, a vacina contra hepatite B deve constar com três doses no cartão de vacinação. Caso haja atraso, a pessoa pode tomar em qualquer idade. Já a vacina contra hepatite A é aplicada em dose única, indicada aos 15 meses de vida.

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO 

A hepatite A é geralmente transmitida por alimentos ou água contaminada, sendo mais frequente em locais com saneamento básico precário.

A hepatite B é considerada a mais perigosa, pois pode ser transmitida por contato com sangue, relações sexuais desprotegidas e da mãe para o bebê durante a gestação.

A hepatite C também é transmitida pelo sangue e pode ser contraída por meio de objetos perfurocortantes, como seringas, agulhas e alicates de unha contaminados. As hepatites D e E são menos comuns no Brasil, mas também exigem atenção.

CUIDADOS DEVEM SER MANTIDOS O ANO TODO

Embora o Julho Amarelo sirva como alerta especial, os cuidados com as hepatites virais devem fazer parte da rotina de saúde da população durante todo o ano. A vacinação é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenção.