Araguaína será sede da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que acontece nesta quarta-feira (18), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Espaço Cultural da cidade. O evento é gratuito e reúne representantes de mais de 40 municípios da região norte do Tocantins.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link: https://forms.gle/6naqmzSs6Ti2YBiX7.
TEMA: MAIS DEMOCRACIA, MAIS IGUALDADE, MAIS CONQUISTAS PARA TODAS
Com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", a conferência busca ampliar o diálogo e dar voz às mulheres de diferentes segmentos sociais, incluindo representantes do poder público, movimentos sociais e instituições civis.
Segundo a secretária Municipal da Mulher de Araguaína, Ângela Maria, o objetivo é fortalecer políticas públicas voltadas para as mulheres.
“Araguaína tem uma mobilização feminina ativa. Nossa secretaria tem trabalhado para fortalecer essas ações e ampliar o número de iniciativas. Convidamos todas as mulheres e entidades para participar e contribuir com sugestões, porque somente a voz da mulher tem o poder da mudança”, destacou.
ETAPA REGIONAL VAI DEFINIR PROPOSTAS E DELEGADAS
A etapa regional servirá para votação de propostas e eleição das delegadas que irão representar a região na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ainda não tem data definida.
Após a etapa estadual, as delegadas participarão da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília (DF).
TEMAS EM DEBATE
Durante o evento, as participantes vão discutir propostas em sete eixos temáticos:
-
Violência contra a Mulher
-
Saúde da Mulher
-
Empoderamento Econômico e Autonomia
-
Direitos das Mulheres e Igualdade de Gênero
-
Saúde Mental
-
Direito ao Território
-
Sustentabilidade
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
8h às 12h
-
Credenciamento
-
Apresentação cultural
-
Palestra com Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, pró-reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
-
Apresentação dos eixos de trabalho
-
Leitura e aprovação do regimento
14h às 18h
-
Formação dos grupos para discussão dos eixos
-
Leitura e aprovação das propostas
-
Eleição das delegadas
REALIZAÇÃO
A conferência é uma iniciativa conjunta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Estadual da Mulher e Ministério das Mulheres.